
Lígia Leda Estriga de Barros é formada em Arquitetura, área em que trabalhava até ter seu primeiro filho, em 2013, quando decidiu, juntamente com uma amiga, abrir…
Os donos de negócio seniores, que possuem mais de 65 anos de idade, representam 7% dos empreendedores do Brasil
É comum associar empreendedorismo aos mais jovens — porém, os mais experientes mostram que o histórico de carreira pode ajudar a criar um negócio mais bem sucedido. De acordo com um estudo feito pelo Sebrae a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a proporção de donos de negócio com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil, o que dá cerca de 2,2 milhões de empreendedoresnessa faixa etária.
Tais donos de negócio apresentam maior rendimento mensal do que seus colegas de empreendedorismo — 14% deles ganham cinco salários mínimos ou mais mensalmente. Também são a faixa etária que mais emprega, representando 18% do total de empregos gerados.
Nove a cada dez empreendedores da terceira idade tocam o negócio há mais de dois anos, trabalhando primordialmente em estabelecimentos fixos (loja, escritório ou galpão), na área rural (fazenda, sítio ou granja) ou no domicílio. O Mato Grosso do Sul é o estado com maior proporção de donos de negócios com 65 anos ou mais (10%).
Segundo o Sebrae, o que os motiva a abrirem a própria empresa é conseguir uma fonte de renda adicional, enquanto os empreendedores de 18 a 24 anos de idade buscam o sonho da independência financeira.
Alguns obstáculos que os empreendedores seniores enfrentam são a baixa escolaridade e a falta de informatização na gestão. Eles também possuem menor representatividade de negros e mulheres se comparados com negócios liderados por jovens. Por fim, os microempreendedores individuais com 65 anos ou mais têm a mais alta proporção de informais como ocupação anterior, o que indica uma profissionalização recente.
Depois dos 60 também é tempo de empreender
Só no estado de São Paulo são quase 120 mil microempreendedores individuais (MEIs) com 61 anos ou mais. Eles representam 6,1% dos mais de 1,9 milhão de MEIs. No ano passado, essa participação era de 5,7%. Há três anos era de 4,3%.
Pesquisa do Sebrae-SP sobre empreendedorismo na terceira idade mostra que a principal motivação para abrir o negócio de 36% dos entrevistados foi ter uma fonte de renda ou complementar a renda familiar.
Fonte: Revista Exame
Lígia Leda Estriga de Barros é formada em Arquitetura, área em que trabalhava até ter seu primeiro filho, em 2013, quando decidiu, juntamente com uma amiga, abrir…
Precisa manter a saúde financeira do seu negócio e não sabe por onde começar? Confira essas dicas Você que é microempreendedor individual (MEI) precisa organizar a…
Chegou a época dos microempreendedores enviarem para a Receita Federal todos os registros de faturamento do ano de 2022. Sim, estamos falando da Declaração Anual do…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER