
O presidente da ACIF, Luciano Pinheiro, lançou nesta quarta-feira (13) em Florianópolis o programa ACIFCred, que oferece aos associados da entidade linhas de microcrédito que serão operadas…
Entenda mais sobre o empreendedorismo digital, ramo que está em alta e promete crescer ainda mais nos próximos anos
A ideia de trabalhar de qualquer lugar do mundo e fazer uma renda extra até enquanto você dorme é tentadora, não é mesmo? E sempre quando essa ideia surge estamos falamos de empreendedorismo digital. Afinal, no mundo da Internet, você não precisa estar fisicamente presente para que uma venda seja feita.
Mas afinal, o que exatamente é o empreendedorismo digital? E como traçar seu caminho para ter sucesso nesse meio?
Confira!
O empreendedorismo digital consiste em criar um negócio na internet. Se trata sobre vender serviços ou produtos online, sem a necessidade de investir em espaços físicos. Alguns exemplos de negócios digitais são cursos online, e-commerce, blogs, canais no YouTube e soluções tecnológicas em geral.
A principal vantagem desse modelo de negócio é que você não precisa investir muito dinheiro para começar, em comparação com o mercado offline.
Além disso, esse formato permite que os empreendedores trabalhem de onde e quando quiserem, com maior flexibilidade no dia a dia.
Mas como entrar nesse mercado? É seguro? Como você pode se destacar de seus concorrentes?
Para começar, precisamos desfazer um dos mitos sobre o empreendedorismo digital: não existem fórmulas mágicas para “ganhar dinheiro na internet enquanto você dorme”.
No entanto, se você estiver disposto a estudar muito sobre o mercado e oferecer serviços de qualidade aos seus futuros clientes, poderá gerar uma renda passiva, que é adicionada à sua conta mesmo quando você não está sentado em frente ao computador.
Você pode iniciar seu negócio digital enquanto ainda está estudando, ou paralelamente à sua profissão atual. Em certos mercados, como é o caso do marketing de afiliados, as plataformas geralmente exigem apenas que você seja maior de idade para participar do programa.
Os consumidores não têm mais resistência a produtos digitais e transações online. Na verdade, muitos deles até preferem esses formatos aos meios tradicionais.
Outros preferem uma combinação otimizada. É o caso dos leitores que gostam de possuir livros físicos, mas também compram e-books pela facilidade de leitura em gadgets e até mesmo em seus smartphones.
Você também pode adicionar a essa lista o fato de não precisar de uma grande infraestrutura física para o desenvolvimento do seu negócio digital. Na verdade, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um bom computador e acesso a internet. No caso de uma loja online, tudo o que você precisa é de um espaço (geralmente sua própria casa) para guardar os produtos.
Com um negócio online, você tem mais controle sobre as horas que irá trabalhar.
É verdade que todos podem se tornar especialistas em determinado assunto, desde que estejam dispostos a estudar. Mas se pudéssemos te dar um conselho, seria: escolha algo que você goste de fazer e, de preferência, que você já conheça. Dessa forma, o processo de criação do seu negócio não será apenas intuitivo, mas também mais prazeroso.
Por isso, o primeiro passo na escolha do seu nicho é fazer uma lista dos tópicos que você mais domina.
Depois de descobrir o que você faz melhor, é hora de entender se há demanda para isso. Ou seja: se você criasse um negócio nesse segmento, teria clientes suficientes para viver disso?
Você pode usar ferramentas online, como Google, SEMrush e outras, para entender a real demanda pelo produto ou serviço que tem em mente.
Uma dica que ajuda muito é pesquisar uma determinada palavra-chave e verificar quantos anúncios aparecem no Google. Isso pode ser um indicador de que é um termo popular e, portanto, tem um mercado consumidor mais amplo.
Você já reparou que a forma como nos vestimos muda muito ao longo do ano? Seja por causa da estação ou por influências culturais de outros países, estamos sempre usando certas roupas e deixando outras no armário.
Assim como na moda, alguns assuntos são tendências passageiras, como notícias e memes; e outros que sempre despertam o interesse das pessoas, independentemente de quando são cobertos, como alimentação e saúde, por exemplo.
Para empreender online, é importante identificar temas que não sejam sazonais, para ter certeza de que terá demanda pelo seu produto ou serviço ao longo do ano. Uma boa ferramenta para isso é o Google Trends, que mostra a evolução da demanda por um tema durante o período analisado.
Você também pode visitar sites e blogs relacionados ao seu mercado e verificar quais assuntos são recorrentes ou têm mais engajamento dos visitantes.
Tornar-se uma autoridade no assunto é um dos seus objetivos, mas, até lá, você precisará atender ao que o mercado e seu público-alvo consideram um benchmark.
Portanto, identifique quem são as autoridades do seu nicho e analise seu comportamento, sua formação educacional, os canais de comunicação que utilizam, como se mantêm atualizados etc. Use esses profissionais como referência para o sucesso.
Ter muitos mercados para trabalhar parece uma boa estratégia. Afinal, há mais clientes para atrair. Mas isso também implica em mais esforços publicitários, mais concorrentes e um posicionamento que vai contra sua tentativa de se tornar uma autoridade em determinado assunto.
Então, ao invés de se tornar um afiliado ou produtor vendendo qualquer produto digital, especialize-se em uma área.
“
O presidente da ACIF, Luciano Pinheiro, lançou nesta quarta-feira (13) em Florianópolis o programa ACIFCred, que oferece aos associados da entidade linhas de microcrédito que serão operadas…
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/SC anunciou nesta segunda-feira (11), os vencedores do prêmio mais importante do mercado catarinense: o TOP…
Contar com crédito disponível para sua empresa é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa e, por isso, é importante conhecer as opções que o mercado oferece…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER