
Cerca de 30 crianças e adolescentes ligadas à Associação Pró-Brejaru, que atende jovens das comunidades do Brejaru e Frei Damião, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis,…
Você certamente já ouviu falar de planejamento financeiro, mas é possível que tenha algumas dúvidas a respeito do que significa. Afinal, esse é um termo técnico, mas importante, e que permite alinhar as questões financeiras de sua empresa e, também, das despesas pessoais.
Além de auxiliar na organização das finanças pessoais e da empresa, esse processo também permite direcionar esforços para a realização de objetivos profissionais e pessoais, garantindo resultados incríveis.
Explicamos agora o que é planejamento financeiro, para que ele serve e qual sua importância para suas finanças. Confira logo abaixo!
Chamamos de planejamento financeiro a organização prévia e metódica das finanças, visando antever situações futuras. Isso permite condicionar o comportamento financeiro de acordo com os objetivos definidos e também criar estratégias para situações inesperadas ou emergenciais.
Além de auxiliar na organização das finanças, no controle das despesas e no planejamento dos pagamentos, o planejamento também auxiliar na organização dos passos necessários para a obtenção de objetivos pessoais e profissionais, como aquisição de bens e serviços, pagamento de dívidas, investimento em imóveis, empreendimentos ou mesmo no crescimento do próprio negócio.
Com isso, podemos perceber que o planejamento financeiro é fundamental para pessoas físicas e pessoas jurídicas. No entanto, uma dúvida bastante comum é a seguinte: Como começar meu planejamento financeiro? Quais são os primeiros passos? Explicamos agora!
O grande segredo do planejamento financeiro eficiente está na organização detalhada das finanças. Isso significa que é importante levar em consideração alguns elementos para garantir o sucesso do planejamento. Confira alguns deles:
Análise dos ganhos mensais fixos e variáveis
Análise das despesas fixas e variáveis
Levantamento das despesas de longo prazo
Planejamento de gastos e de receitas
Progresso do planejamento e etapas
Reserva de emergência
Previsão de elementos futuros
Com esses elementos, é possível desenvolver um planejamento financeiro e organizar as finanças pessoais e também as da empresa. Se você gostou de nosso artigo, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!
“
Cerca de 30 crianças e adolescentes ligadas à Associação Pró-Brejaru, que atende jovens das comunidades do Brejaru e Frei Damião, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis,…
Em mais uma ação de Responsabilidade Social, o Banco do Empreendedor está apoiando o projeto "Pequenos Campeões", que ensina Ju Jitsu a crianças e adolescentes de Florianópolis.…
Monetizar um hobby é mais simples do que você imagina. Confira 6 dicas para fazer isso Você tem alguma habilidade que está usando atualmente apenas em…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER