Conteúdos

Emissão de nota fiscal: mais um recurso da conta digital EMPREENDE+

Emissão de nota fiscal: mais um recurso da conta digital EMPREENDE+

Empreendedores sabem a importância da emissão de nota fiscal. Veja como esse recurso pode ser facilitado através da conta digital do Banco do Empreendedor.

 

Ao abrir e formalizar um negócio com a obtenção do número do CNPJ, o empreendedor passa a ter uma série de obrigações fiscais, e entre elas está a emissão de nota fiscal.





Esse é um recurso necessário para a maioria das pequenas e microempresas, e que tem se tornado mais acessível com a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) – que pode ou não ser obrigatório, dependendo do tipo de empreendimento.





Apesar de alguns municípios brasileiros disponibilizarem o serviço de emissão da NF-e gratuitamente, utilizando um sistema da própria prefeitura, nem todos os empreendedores podem contar com esse benefício.





No entanto, sabemos que as atividades administrativas demandam uma série de recursos necessários, e que há o inconveniente de ter que lidar com plataformas diferentes para cada tarefa, como por exemplo a emissão de boletos, os recebimentos via cartão de crédito, o controle do faturamento, e claro, a emissão de nota fiscal.





A boa notícia é que os empreendedores já podem contar com um serviço que concentra todos esses recursos: a conta digital EMPREENDE+.





Neste artigo, vamos trazer detalhes sobre a emissão de notas fiscais e apresentar mais esse diferencial para quem é cliente do Banco do Empreendedor. Confira!





Importância da emissão de nota fiscal





A nota fiscal é um documento obrigatório que deve ser emitido por microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte, mediante a venda de um produto ou prestação de serviços. O documento fiscal serve como comprovante de receita, para que haja um controle sobre o pagamento de tributos e impostos municipais, estaduais e federais.






No caso dos Microempreendedores Individuais, a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal se dá apenas para venda de produtos ou prestação de serviços a Pessoa Jurídica (empresas). Os MEIs que trabalham com serviços ou venda de produtos para Pessoa Física, como artesãos, cabeleireiros, mecânicos, entre outros, não são obrigados a fornecer nota fiscal.





Empresas de médio e grande porte, por exemplo, só compram de quem emite nota, e também só contratam serviços de empresas ou empreendedores mediante emissão de nota fiscal. Isso é imprescindível para o controle contábil e para evitar problemas com a Receita Federal.





Vantagens da Nota Fiscal Eletrônica





A implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem sido gradativa, e em alguns estados, a emissão já está liberada para todos os tipos de empresas, sendo obrigatória para grande parte das transações.





A vantagem do sistema de NF-e é que, além de prático, os empreendedores que são obrigados a emitir nota fiscal pode fazer isso com muita facilidade e tornar mais ágeis os processos contábeis e o controle fiscal da empresa.





Outras vantagens da implementação de sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica, seja para empresas, governo ou sociedade, podem ser resumidas em:





?     redução do impacto ambiental com a diminuição do uso de papel para impressão de blocos;





?     redução dos custos com a compra, impressão e armazenamento de papel;





?     incentivo ao desenvolvimento e uso de novas tecnologias; 





?     facilidade na fiscalização de cargas e diminuição do tempo de parada dos caminhões nas estradas e fronteiras;





?     ampliação do controle fiscal através do intercâmbio e da troca de informações entre os fiscos.





Isso sem contar que, como a nota fiscal eletrônica é totalmente digital, ela pode ser encaminhada via e-mail, facilitando os negócios à distância. Inclusive, essa é uma prática muito comum para empreendedores que trabalham em home office e prestam serviços para clientes de diversos lugares do país.






Tipos de NF-e





As notas fiscais eletrônicas são classificadas em quatro tipos: NF-e, NFS-e, NFC-e e NFA-e. Cada uma das classificações serve para substituir determinados documentos. 





A NF-e foi criada para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, relacionadas à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e são utilizadas nas operações de venda e prestação de serviços.





No caso da NFS-e, o documento é exigido pelo município e está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço), tendo sida criada para substituir a nota de blocos de papel.





A NFC-e é a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica, emitida pelas empresas do varejo, no caso de venda direta ao consumidor final.





Por último, a NFA-e trata-se da nota fiscal avulsa, que é um documento emitido pela Secretaria Estadual da Fazenda, e possui regras e padrões diferentes das demais.






Conta digital para empreendedores com emissão de NF-e





Já imaginou ter uma conta totalmente digital, onde além dos inúmeros benefícios em relação às contas tradicionais, você pode emitir suas notas fiscais através de um sistema prático, com interface amigável e fácil usar? 





Pois essa é a realidade dos clientes da conta digital EMPREENDE+, que o Banco do Empreendedor traz para facilitar a vida e os negócios dos empreendedores. Ao invés de utilizar diferentes sistemas para todas as atividades que um empresa requer, o EMPREENDE+ concentra tudo através da página de acesso à conta pelo Internet Banking.





Para a emissão de nota fiscal, o empreendedor precisa ter o Certificado Digital válido, e o custo do serviço é de R$ 1,00 por nota emitida.






Como obter o Certificado Digital para emitir a nota eletrônica?





A validade jurídica da nota fiscal eletrônica depende da aquisição do Certificado Digital. É através dele que a autenticidade da nota é confirmada, provando que sua empresa emitiu o documento. Esse é um dos requisitos para que os empreendedores possam realizar a emissão de nota fiscal através da conta digital EMPREENDE+.





Para adquirir o Certificado Digital é preciso contatar uma Autoridade Certificadora, que são empresas credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) para emissão do certificado.





Se você gostou da novidade e ficou interessado em aproveitar as vantagens da nossa conta digital, baixe agora o aplicativo EMPREENDE+ e seja mais um empreendedor de sucesso!






 





 

Conheça outras publicações

EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER

Impulsione seu negócio com o empréstimo ideal

Fale com um especialista
Desenvolvido com ❤️ por Pandora WS