
Quer comprar um caminhão, mas não sabe por onde começar? Confira estas dicas e saiba o que considerar no momento da compra. Comprar um caminhão é o…
Quer empreender? Abrir um CNPJ é o primeiro passo! Veja como abrir um neste post
Se você quer se profissionalizar como autônomo, ou abrir e formalizar uma empresa, ter um CNPJ é o primeiro passo. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é tão importante para um negócio quanto o CPF é para um cidadão. É através do CNPJ que a Receita Federal identifica e acompanha as movimentações financeiras das empresas do país.
Neste post, vamos falar sobre como abrir um CNPJ em dois casos: MEI (Microempreendedor Individual) e ME (Microempresa). Acompanhe!
A categoria MEI é destinada somente para profissionais autônomos ou empresas que faturam no máximo R$ 81 mil por ano. O sistema de impostos que incide sobre essa categoria é o Simples Nacional, e se você está começando um negócio do zero pode ser uma ótima opção.
Para abrir seu CNPJ como MEI o processo é bem simples e você pode fazer sozinho, do conforto da sua casa. Basta acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “Quero ser MEI” e preencher seus dados. Basicamente, os dados que vão solicitar são:
– RG;
– Título de Eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
– Endereço residencial;
– Contato;
– Local da empresa/onde você realiza a atividade informada;
– Tipo de atividade que você realiza;
– Forma de atuação.
Após o preenchimento, em poucos minutos você conseguirá abrir o seu CNPJ.
Para ser considerada uma Microempresa, o seu faturamento anual deve variar até o valor de R$ 360 mil. A partir desta categoria a abertura de CNPJ já não é tão simples quanto o MEI, por isso o recomendado é que você conte com o apoio de um contador. Encontrar um contador de confiança vai facilitar o processo e evitar que você pague taxas desnecessárias ou caia em pegadinhas.
Supondo que você já tenha um contador, os passos para abrir um CNPJ como ME são:
O primeiro passo é entender qual será seu modelo de negócios (como franquias, assinaturas, marketplaces, lojas independentes etc) e definir um nome para sua empresa. Nessa fase você também precisa listar quais serão as atividades exercidas (CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Você pode ter mais de uma CNAE por CNPJ, mas uma delas deve se enquadrar como principal, enquanto as outras serão secundárias.
A natureza jurídica refere-se à forma de constituição da sua empresa. É aqui que você vai definir se é uma Empresa Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Sociedade Limitada (LTDA).
Neste passo você vai definir se tem sócios, e se sim quem são eles e qual a participação de cada um na empresa. Dados como investimento inicial também entram aqui.
Esses dados vão aparecer no contrato social, documento que normalmente é elaborado pelo contador com as informações concedidas por você. Já deu para ver por que um contador é tão importante nesse processo, né?
Após o contador redigir os documentos e você ter tudo certinho em mãos, é hora de dar entrada no processo de abertura de CNPJ na Junta Comercial do seu Estado. Os documentos necessários para esse processo são:
– Contrato Social ou Requerimento do Empresário Individual;
– Documentos pessoais dos sócios (RG e CPF);
– Requerimento Padrão da Junta Comercial;
– Ficha de Cadastro Nacional;
– Documento Básico de ENtrada da Receita Federal;
– Comprovante de pagamento da taxa DARE
Esta etapa é necessária somente para alguns tipos de empresas, como bares e restaurantes. Se a sua empresa vai ser localizada em endereço residencial e não envolve armazenamento, carga ou descarga de produtos, provavelmente você não se enquadra aqui e pode pular esta etapa.
Agora, caso seja o seu caso, você precisa ir na Prefeitura da sua cidade ou em outro órgão governamental municipal para solicitar o alvará. Esse documento é o que autoriza a empresa a praticar suas atividades em determinado local, dentro das normas estipuladas.
Por fim, para abrir um CNPJ como ME você precisa fazer sua inscrição Estadual ou Municipal. O que determina o tipo de inscrição é o tipo de atividade que você exerce. Se a sua empresa se enquadra como comércio, é necessário fazer a inscrição Estadual; caso se enquadre como prestação de serviços, é preciso fazer a inscrição Municipal.
Por fim, é só aguardar a liberação do seu número de CNPJ.
Provavelmente essa é uma das suas dúvidas até aqui, certo? E a resposta é: depende. Depende da sua agilidade junto ao contador para organizar todos os documentos, e depende também dos órgãos envolvidos, que podem variar de acordo com a cidade.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor como abrir um CNPJ e facilite o seu processo. Boa sorte!
“
Quer comprar um caminhão, mas não sabe por onde começar? Confira estas dicas e saiba o que considerar no momento da compra. Comprar um caminhão é o…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER