
Abrir uma empresa não é tarefa fácil e mantê-la de portas abertas é um desafio ainda maior. Além de experiência e força de vontade, você precisa…
Você quer empreender mas têm medo de perder os direitos como aposentado e pensionista? Calma, neste post explicamos a situação
Sabemos que hoje em dia se aposentar não significa necessariamente parar de trabalhar. Muitos aposentados, por desejo ou necessidade, buscam uma ocupação no lugar do trabalho CLT. E muitos, inclusive, escolhem empreender.
Porém, muitas pessoas acreditam que mesmo aposentadas ainda possuem ligação com o sistema CLT. E aí surge o receio de, no simples ato de abrir um MEI, perder seus direitos.
Afinal, aposentados ou pensionistas podem abrir um negócio?
Para acabar de vez com as dúvidas sobre esse assunto, continue a leitura!
Sim! A legislação brasileira permite que aposentados e pensionistas se tornem empreendedores, seja como MEI ou outras categorias. E isso sem correr o risco de perder a aposentadoria!
A única ressalva é que, mesmo que o empreendedor em questão já esteja aposentado, ele continuará contribuindo com o INSS, segundo o artigo 4º da Legislação:
“O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social-RGPS que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social.”
Como dissemos acima, aposentados podem ser MEI. Porém, é preciso estar atento pois existem alguns casos em que isso não é possível. São eles:
Se você se enquadra em algumas dessas opções, não conseguirá abrir seu CNPJ como MEI.
A resposta é não. Porém, um ponto a se considerar é que o empreendedor pode ter acesso ao serviço de reabilitação profissional do INSS. Além dos benefícios previdenciários, o MEI tem vantagens como o tratamento empresarial diferenciado.
Pensionistas também podem abrir sua empresa como MEI, porém perdem os direitos da pensão nos seguintes casos:
Existem alguns casos onde a formalização do MEI é permitida, porém com certas condições. É preciso ficar atento antes de tomar a decisão. Abaixo listamos essas situações:
Como você viu ao longo do post, aposentados e pensionistas não estão proibidos de abrir uma empresa. Se você decidiu seguir em frente e empreender, o próximo passo é formalizar seu negócio, a partir da classificação da empresa de acordo com sua natureza jurídica e faturamento. Atualmente são 6 opções:
Recomendamos que você tenha um contador de confiança e use sua ajuda para encontrar a opção mais viável para o seu negócio.
“
Abrir uma empresa não é tarefa fácil e mantê-la de portas abertas é um desafio ainda maior. Além de experiência e força de vontade, você precisa…
ATENÇÃO MEIs DE PALHOÇA O programa Salto, primeira aceleradora de Microempreendedores Individuais (MEIs) do país lançado há menos de um mês pela Prefeitura de Palhoça, pelo Sebrae/SC…
Trabalhar com as ferramentas adequadas é fundamental para ganhar eficiência. Para o trabalho à distância não é diferente. Trouxemos aqui algumas das ferramentas mais importantes para…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER