
Saiba agora mesmo porque a emissão de boletos pode ser uma ótima opção para o seu negócio. E o preço é muito mais acessível do que você…
Se auto-conhecer é uma tarefa que todo empreendedor precisa fazer. Comece por esse post
Você já sabe que as pessoas têm aptidões diferentes. E que dependendo das habilidades de cada um, a chance de ser bem sucedido fazendo determinada atividade é maior ou menor. No empreendedorismo não é diferente. É por isso que para ter melhores resultados é importante descobrir qual o seu perfil de empreendedor.
Os diferentes perfis de empreendedor possuem características-chave que podem contribuir para diferentes tipos de negócios. Além disso, as empresas mais bem-sucedidas vivenciam um ciclo de vida bastante típico, progredindo por diferentes estágios ao longo do tempo. Cada estágio pode se beneficiar muito das qualidades encontradas em diferentes tipos de empreendedores, incluindo diferenças em liderança, comunicação e vendas.
Isso também significa que diferentes perfis de empreendedores podem ser atraídos para uma empresa, de acordo com o estágio em que ela está. Por isso, saber identificar o tipo de empreendedor que você ou outra pessoa é é importante. Isso ajuda a encontrar pares que somam e agregam algo na “relação”, aumentando ainda mais a chance de fazer o negócio dar certo.
Existem mais de 3 perfis de empreendedor, mas neste artigo vamos focar nos três que são mais abrangentes e comumente encontrados por aí:
Esse tipo de empreendedor é aquele que tem uma mente que está sempre borbulhando com novas ideias. Criativo por natureza, esse profissional costuma ficar super entusiasmado com novos produtos ou projetos. Seu ponto forte é a inovação e o levantamento de ideias, e seu “defeito” é que precisa se policiar para colocar todas essas ideias em prática, ao invés de ficar pulando de galho em galho sem finalizar nada.
Esse é o empreendedor “mão na massa”. Aquele que recebe uma ideia ou produto com alto potencial e constrói um negócio ao redor disso. Sua motivação é fazer a empresa acontecer e crescer, por isso é uma pessoa com talento para motivar o time. Além disso, esse tipo de empreendedor costuma ser um vendedor nato. Ele conhece o que vende, confia na empresa e não tem medo de passar a mensagem adiante.
Por fim, temos o terceiro tipo de empreendedor: o que organiza a empresa ao criar e implementar processos. Esse profissional é frequentemente detalhista e tem o dom de encontrar melhorias a serem feitas no negócio. É ele que mantém a engrenagem da empresa girando, através do foco nos procedimentos e no acompanhamento de metas de crescimento de longo prazo em mente.
Se você começou um negócio do zero ou iniciou sua jornada no empreendedorismo sozinho, com certeza já assumiu esses três perfis de empreendedor alguma vez. A verdade é que todo dono de negócio passa pela fase de “usar muitos chapéus”. Mas com certeza teve um desses perfis no qual você mais se encaixou.
Para identificar qual é, questione-se:
Em seu livro “Descubra seus Pontos Fortes”, Dan Clifton argumenta que as instituições são mais produtivas quando cada colaborador está exercendo seus pontos fortes. Isso encoraja o engajamento do funcionário e consequentemente faz crescer a organização.
Com base nessa premissa, quais são seus principais pontos fortes? Você consegue oferecer esses pontos fortes à sua empresa todos os dias?
É importante notar que não há pontos fortes bons ou ruins. Você pode complementar seus pontos fracos cercando-se de uma equipe de pessoas que preenchem outros pontos fortes, por exemplo. Por isso é importante identificar seu perfil, assim você pode passar para a próxima etapa, que é identificar de quem você precisa para te complementar.
Olhe para o seu negócio como uma pessoa de fora, que não está envolvida nele, e pense:
Se você respondeu que “não”, calma! Isso não significa que você é um gestor ruim para sua empresa. Só quer dizer que, com base no estágio atual do seu negócio, seria importante ter essas necessidades atendidas, e isso você pode fazer contratando um funcionário ou desenvolvendo as competências que precisa.
Com certeza essa análise vai te ajudar a identificar os pontos que precisa melhorar!
“
Saiba agora mesmo porque a emissão de boletos pode ser uma ótima opção para o seu negócio. E o preço é muito mais acessível do que você…
Todo empreendedor um dia vai se deparar com clientes irritados ou desapontados. Veja como agir nesses casos Não importa em que tipo de negócio você esteja,…
21º CAFÉ DE NEGÓCIOS DA ACIP O Banco do Empreendedor apoiou a realização do 21º Cafe de Negócios da Associação Empresarial de Palhoça. Na ocasião, o diretor…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER