
O sonho de Zuê Regina Eberspacher sempre foi ter o seu próprio negócio. E a impossibilidade de caminhar não a impedia de batalhar pelo seu sonho. A…
Entenda o que é capital de giro e veja como evitar os maiores erros em sua administração
O capital de giro de uma empresa revela muito sobre a condição financeira da mesma. Ele é mais confiável do que qualquer outro indicador financeiro, pois informa o que restaria caso uma empresa usasse todos os seus recursos de curto prazo para quitar todos os seus passivos de curto prazo. Podemos dizer que é um indicador que permite identificar a liquidez da empresa.
É por isso que os grandes investidores gostam de analisar esse número. De forma geral, quanto mais capital de giro uma empresa tiver, menor é o risco financeiro que ela corre. Ao mesmo tempo, uma empresa que mantém um capital de giro muito alto pode ter seus retornos reduzidos.
Achou tudo isso confuso? Calma, que nos próximos parágrafos vamos nos aprofundar no tema e mostrar como você pode administrar o capital de giro da sua empresa de forma a evitar danos.
Se você já pesquisou sobre o assunto por aí, provavelmente encontrou a definição que diz o seguinte: capital de giro é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de uma empresa. Essa frase é uma versão bonita do que significa capital de giro. No português claro, o capital de giro nada mais é do que o dinheiro que uma empresa tem para se manter funcionando (isso é, arcar com os custos do dia-a-dia).
Quando uma empresa não tem um fluxo de caixa saudável, o capital de giro pode entrar em risco, o que coloca o negócio em risco também. Isso acontece principalmente em situações onde o valor em caixa e a receber é menor do que as dívidas da empresa.
O grande problema é que a maioria dos empreendedores só percebe que o capital de giro está em risco quando a situação já é crítica. Para evitar esse cenário, é preciso ter um bom planejamento financeiro e uma gestão de caixa eficiente. Somente assim é possível ter uma ideia antecipada do problema e trabalhar em soluções com tempo hábil.
O primeiro passo para evitar transtornos na gestão do seu capital de giro, é conhecer os maiores erros que empreendedores cometem nesse sentido. São eles:
De forma geral, para administrar efetivamente seu capital de giro é preciso saber controlar muito bem os saldos do fluxo de caixa. Isso permitirá que você identifique se os recursos serão suficientes para quitar todas as dívidas no prazo estabelecido.
Porém só o controle do fluxo de caixa não é suficiente; é importante também ter um bom planejamento financeiro. Essas duas coisas juntas vão permitir que você tome as melhores decisões em dois cenários:
Nossa sugestão é que você utilize um sistema para gerenciar e controlar todas as entradas e saídas da sua empresa. Pode ser um software de gestão ou até mesmo uma planilha de excel. Mas para manter o controle você precisa ter tudo anotado em um só lugar.
Fazer uso de sistemas gerenciais para controlar todas as entradas e saídas é fundamental.
Além disso, é importante que você esteja sempre preparado para:
Como você pode ver, manter uma boa administração do capital de giro da sua empresa não é um bixo de sete cabeças. Com algumas boas práticas você já conseguirá se manter no trilho!
“
O sonho de Zuê Regina Eberspacher sempre foi ter o seu próprio negócio. E a impossibilidade de caminhar não a impedia de batalhar pelo seu sonho. A…
A tomada de decisões em um novo empreendimento é cercada de dúvidas e de cuidados, já que muitas vezes não se conhece exatamente o mercado em…
O capital de giro é importante para manter as atividades da sua empresa funcionando, especialmente durante uma crise como essa causada pelo novo coronavírus. Você tem…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER