
Com o avanço da tecnologia as empresas começaram a passar por uma verdadeira transformação digital, processo que foi super acelerado durante a pandemia da COVID-19, com…
Se você é empreendedor e quer saber como extrair todo o potencial das redes sociais, confira essas dicas
Estar presente na internet não é mais um diferencial. É uma necessidade. As redes sociais se tornaram uma extensão das nossas vidas, e seu uso é fundamental para qualquer negócio que queira ter mais sucesso.
Mas são tantas mídias diferentes, tantos canais e tipos de conteúdo, que às vezes até parece intimidador. Pensando nisso, separamos aqui as 10 melhores dicas para você, empreendedor, começar a trabalhar as redes sociais da sua empresa hoje (ou melhorar o trabalho que você já faz).
Conhecer a persona do seu negócio é o que vai guiar todas as suas ações de marketing e, claro, a sua comunicação nas redes sociais. É também a persona que define em quais redes você precisa estar mais presente.
Por exemplo, se a sua persona faz parte da geração Z, pode ser extremamente importante você ter um perfil no TikTok, que é a rede social onde essa geração está sendo criada. Já o Facebook, nesse caso, poderia ficar em segundo plano ou nem mesmo ser necessário. É a sua persona que vai ditar as regras.
Nas redes sociais da sua empresa você não deve postar “só por postar”. Cada conteúdo precisa ter um objetivo, e é por isso que definir a sua linha editorial é muito importante.
Se você vende produtos sustentáveis, por exemplo, sua linha editorial pode ser dividida em: sustentabilidade (linha principal), estilo de vida (apoio à linha principal) e campanhas promocionais (posts focados em venda, em lançamentos de produto, etc). A linha editorial vai direcionar seu planejamento de conteúdo e otimizar muito seu tempo.
A biografia é uma das partes mais importantes do perfil da sua empresa nas redes sociais. Isso porque ela é a primeira coisa que o possível cliente vai ver quando entrar no seu perfil.
Por isso, seja sucinto, claro e tenha uma chamada de ação. A sua bio deve contar uma frase resumida do que o seu negócio se trata, e as chamadas podem variar. Você pode convidar o seguidor a visitar o seu site, ou entrar em contato por whatsapp, enfim, o que for melhor pra você. Mas é importante que você deixe presente ali um próximo passo a ser realizado.
O Twitter é uma rede social para textos curtos, principalmente notícias. O YouTube é uma plataforma de vídeos mais completos. O Instagram virou praticamente um shopping virtual, onde suas fotos são a vitrine da sua empresa e você pode trabalhar com vídeos mais criativos também. Enfim, as opções são muitas, e cabe a você entender cada uma delas para saber o que postar em cada uma.
E, mais do que isso, saber o que esperar de cada uma também. Um vídeo publicado no YouTube, se bem aliado a SEO, tem vida muito mais longa que um post de Instagram, por exemplo, que depois de uma semana já não gera tanto engajamento.
Para manter seus amigos e familiares na sua vida, próximos de você, é preciso manter contato, certo? E nas redes sociais é a mesma coisa! É sobre relacionamento. Você não precisa fazer 10 posts por dia, mas é importante definir e seguir uma frequência de publicação, sempre seguindo a sua linha editorial.
Essa dica é especialmente para o Instagram, uma das maiores redes sociais da atualidade. O Instagram possui diversos recursos diferentes que você pode explorar além das fotos publicadas no feed. Existe Reels, IGVT, Stories.. Estude sobre as funcionalidades da plataforma, entenda o propósito e potencial de cada uma, e assim mescle as suas publicações em diferentes formatos.
As suas redes sociais são uma ótima ponte entre o seu site e o seu público. Certifique-se de que no site você possui ícones das suas redes sociais com redirecionamento para elas, e que nas suas redes você disponibiliza o endereço do site. Faça o tráfego navegar de uma para a outra e amplifique seu alcance.
Hoje as redes sociais refletem o universo da sua marca. É importante que as suas fotos, vídeos, e conteúdos tenham identidade. Não é sobre um feed milimetricamente organizado, e sim sobre personalidade. O público precisa bater o olho no seu conteúdo e saber que ele é da sua marca sem nem mesmo ler. Por isso, invista na construção de uma identidade visual que combine com a sua empresa.
Cada rede social possui seus próprios mecanismos e métricas de análise, e é fundamental que você analise os resultados dos seus conteúdos em cada uma. Só assim você vai descobrir que tipo de post mais engaja, qual gera mais vendas, o que não está dando certo e por aí vai. Uma estratégia de sucesso é uma estratégia mensurada.
Por fim, mas não menos importante: não esqueça do princípio básico de funcionamento das redes sociais – elas são uma rede de pessoas. Ter um atendimento humanizado, responder comentários chamando a pessoa pelo nome, tudo isso é importante para se aproximar do seu público.
Gostou dessas dicas? Hora de colocar em prática!
“
Com o avanço da tecnologia as empresas começaram a passar por uma verdadeira transformação digital, processo que foi super acelerado durante a pandemia da COVID-19, com…
Afinal, quanto exatamente os donos do negócio têm de salário? Entenda neste post como funciona o cálculo do pró-labore Quando se trabalha em uma empresa dentro…
O tema “sustentabilidade” tem se tornado cada vez mais popular. Diante da realidade de hoje, muitas consequências do aquecimento global afetam nosso meio ambiente, e o…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER