
O número de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil não para de crescer. Só em Santa Catarina, já são mais de 739 mil MEIs ativos. Mas empreender sozinho…
MEI declara imposto de renda 2018?
Em linhas gerais, podemos afirmar que o MEI declara imposto de renda como pessoa jurídica que é, tendo até o dia 31 de maio de 2018 para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), referente ao ano de 2017, por meio do Portal do Simples Nacional.
No entanto, de acordo com sua renda anual e seus bens pessoais, o MEI poderá, ainda, ter que enviar à Receita Federal uma declaração de imposto de renda de pessoa física. Dessa forma, se você teve rendimentos tributáveis em 2017 maiores que o limite, deverá fazer, além da declaração anual de MEI, a declaração de imposto de renda como pessoa física. Uma não exclui a outra.
A apresentação da declaração é realizada de maneira totalmente gratuita e não necessita da instalação de qualquer programa de computador. Você deve possuir basicamente três informações para a declaração:
Para conseguir as informações acima, consulte seus relatórios mensais e notas fiscais emitidas no ano anterior.
Não. A declaração anual tem caráter unicamente informativo. Desde que você esteja com os rendimentos dentro do limite anual de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), não há qualquer outro imposto ou taxa a ser pago.
O prazo para entrega da declaração referente ao faturamento em 2017 e até 31 de maio de 2018.
Caso não apresente a declaração anual até a data máxima, haverá a cobrança de multa. Além disso, o MEI ficará impedido de gerar a DAS, documento de pagamento mensal obrigatório pelo MEI, ficando, ainda, inadimplente com o Simples Nacional.
Para concluir, o MEI também poderá perder eventuais benefícios previdenciários e, por estar inadimplente junto à Receita Federal, não poderá conseguir a certidão negativa desse Órgão, o que o impede de conseguir financiamento bancário, por exemplo.
(fonte: Portal do Empreendedor)
“
O número de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil não para de crescer. Só em Santa Catarina, já são mais de 739 mil MEIs ativos. Mas empreender sozinho…
Começar um empreendimento é um desafio enorme, tão grande que boa parte das pessoas não iniciam por falta de coragem. Se você tem essa coragem, arrisque-se!…
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/SC anunciou nesta segunda-feira (11), os vencedores do prêmio mais importante do mercado catarinense: o TOP…
EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER