Conteúdos

Santa Catarina é o 9º em formalização de MEIs

Santa Catarina é o 9º em formalização de MEIs

Assim como em todo o País, Santa Catarina apresenta um crescimento constante na procura pela formalização. Até o mês de fevereiro deste ano, o Estado tinha registrado 129.473 microempreendedores individuais (MEIs). Em 2009, esse número era de 2.038. No Sul, a quantidade ainda é a menor em comparação com o Paraná que tem 203.396 e com o Rio Grande do Sul com 222.750 MEIs.

A formalização é um dos serviços prestados da 6ª edição da Semana do MEI que acontece na região em 20 municípios. Até o próximo sábado, 05, são oferecidas orientações, informações sobre crédito, formalização e até declaração de Imposto de Renda. Tudo realizado gratuitamente pelos apoiadores do evento.

A Semana do MEI é promovida pelas prefeituras em parceria com o Sebrae/SC. Uma pesquisa recente de uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a pedido do Sebrae, mostra que 71% dos pequenos negócios abertos no Brasil são motivados por oportunidade e não pela necessidade. Esse é o melhor índice já registrado desde o início da pesquisa, há 12 anos. Em 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por identificar demanda no mercado, enquanto os demais tinham o empreendedorismo como única opção, por não encontrar alternativas no mercado de trabalho.

Ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil. Fazer carreira em uma empresa vem em oitavo lugar entre os desejos dos entrevistados. Na percepção do brasileiro, 84% consideram que abrir sua própria empresa é uma opção desejável de carreira.

Além de um grande mercado consumidor e dos avanços na legislação – em especial a redução de impostos do regime Supersimples –, um dos fatores que mais fortalece o empreendedorismo no País é o aumento da escolaridade: quase a metade dos novos empreendedores tem pelo menos o segundo grau completo. Entre os novos empresários que estão cursando ou já completaram o ensino superior, 92% iniciaram o negócio por oportunidade.

Fonte: MB Comunicação

Conheça outras publicações

Como alterar o CNAE do MEI?
Como alterar o CNAE do MEI?

  Errou na hora de cadastrar sua atividade como MEI ou mudou seu foco de atuação? Veja como alterar seu CNAE neste post   Todo Microempreendedor Individual…

Saiba mais

EMPRÉSTIMOS RÁPIDOS E DESCOMPLICADOS PARA SUA MICROEMPRESA CRESCER

Impulsione seu negócio com o empréstimo ideal

Fale com um especialista
Desenvolvido com ❤️ por Pandora WS