A data de entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional agora é 30 de junho
A Declaração Anual do MEI é um documento que contém as informações referentes às receitas do ano anterior, e é obrigatória de ser feita por todos que tiveram um MEI ativo em 2021. Se você tem o CNPJ mas não atuou como Microempreendedor Individual em 2021, também precisa fazer a declaração e enviar para a Receita Federal.
A Receita, no entanto, prorrogou o prazo de envio. A DASN, que antes precisava ser enviada até 31 de maio, agora pode ser entregue até dia 30 de junho.
Se eu não entregar, o que acontece?
O atraso no envio da declaração gera multas que variam de R$ 50 até 20% dos tributos em questão. Além disso, o empreendedor não conseguirá emitir o boleto de imposto mensal (DAS) e terá uma multa extra aplicada em cima do valor da guia.
Caso você perca o prazo, tente pelo menos entregar a declaração até dia 30 de julho, pois as multas que forem pagas nos 30 primeiros dias após o prazo podem ter seu valor reduzido em até 50%.
Como fazer a Declaração anual do MEI
Confira o passo a passo para fazer a sua declaração e evitar problemas:
Acesse o Portal do Simples Nacional;
- Clique em “DASN SIMEI”, no canto direito da tela.
- Digite seu CNPJ;
- Selecione o “Ano calendário” (2021) e clique em continuar;
- Preencha o faturamento por cada atividade exercida.
- Atenção: Se o seu faturamento ocorrer apenas em uma atividade, você deve colocar “R$0,00” nas outras;
- Caso você tenha tido funcionário em 2021, informe;
Depois desses passos irá aparecer um extrato com os pagamentos realizados ao longo de 2021. Confira todos e clique em “Transmitir”.
Se estiver tudo certo com as informações, você verá uma mensagem confirmando o envio. Na sequência será gerado o recibo de entrega da DASN-SIMEI.
Caso você tenha um contador, não hesite em pedir ajuda!