A tomada de decisões em um novo empreendimento é cercada de dúvidas e de cuidados, já que muitas vezes não se conhece exatamente o mercado em que se está empreendendo, sendo necessário buscar por ferramentas como a pesquisa de mercado, que favorece a realização acertada dessas decisões importantes.
Entender o que é e para que serve uma pesquisa de mercado é fundamental para que você possa aplicar essa ferramenta em seu negócio, visando compreender a situação do mercado em que irá empreender, os principais concorrentes e as informações importantes para tomar decisões acertadas e que permitam o desenvolvimento sustentável do negócio.
Explicamos agora o que é uma pesquisa de mercado, para que ela serve e como é utilizada, como se deve realizar uma pesquisa de mercado e também quais os principais tipos utilizados atualmente, para que você possa aplicá-la em seu negócio. Confira abaixo e ótima leitura!
Entenda o que é pesquisa de mercado
É possível definir a pesquisa de mercado como um processo de coleta de informações, a fim de identificar oportunidades, desafios e problemas relacionados à área de atuação da empresa ou de seus produtos e serviços.
Ela é uma ferramenta muito importante para definir as estratégias de negócio e costuma ser utilizada para entender como traçar os melhores caminhos no planejamento estratégico, tomadas de decisões mais fundamentadas e garantir mais eficiência nos negócios.
Seu principal objetivo consiste em orientar o empreendedor em suas estratégias e nas decisões que precisam ser tomadas para que o negócio obtenha bons resultados. No entanto, vale destacar que apenas obter as informações não é suficiente para o sucesso do negócio, sendo necessário implementar ações baseadas nas informações obtidas e buscar fundamentar as decisões de acordo com os objetivos do negócio.
Saiba para que ela serve
A pesquisa de mercado é uma ferramenta eficiente para que o empreendedor possa compreender o que os clientes precisam e desejam. Isso significa que a pesquisa de mercado é feita levando em consideração o cliente, seus desejos e necessidades, visando permitir que sua empresa ofereça produtos e serviços que atendam essas demandas.
Além disso, ao compreender os hábitos e anseios dos clientes, é possível prever suas vontades e entender aquilo que eles precisam para resolver problemas existentes. Também vale destacar que ao compreender o cliente e o mercado, é possível se posicionar na vanguarda, à frente dos concorrentes, garantindo uma posição vantajosa para seu negócio.
Conheça os principais tipos de pesquisa de mercado utilizadas
Para entender melhor como realizar a pesquisa de mercado, é necessário compreender quais são os principais tipos existentes e também quais as situações onde elas são utilizadas. Isso permite escolher a metodologia mais adequada para sua necessidade e obter informações mais precisas e de qualidade para seu negócio. Confira abaixo alguns dos principais tipos de pesquisa de mercado:
Pesquisa exploratória
Muito utilizada no processo inicial de um empreendimento, a pesquisa exploratória tem como objetivo oferecer informações básicas que permitam nortear os passos da empresa e auxiliem na sedimentação de um caminho de sucesso.
Ela funciona como a etapa inicial de um estudo sobre o mercado e tem como objetivo oferecer ao empreendedor ideias para serem trabalhadas. Como essa é uma pesquisa inicial, todos os insights e informações obtidos são considerados importantes e, por isso, os formulários de pesquisa podem ser mais amplos, visando obter um número maior de informações.
Como ela não se aprofunda nos assuntos, servindo como um panorama da situação de mercado, essa é uma pesquisa que irá nortear os próximos passos, servindo como base para pesquisas mais aprofundadas, de acordo com a necessidade percebida pelo empreendedor.
Pesquisa descritiva
Mais aprofundada do que a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva parte de uma situação onde já existem informações e insights, obtidos através da pesquisa exploratória, permitindo aprofundar as dados e obter maior inteligência de mercado.
Ela visa validar hipóteses do empreendedor e identificar possíveis problemas no planejamento de negócios. Esse tipo de pesquisa é mais segmentado, ou seja, é recomendado aplicar a pesquisa de acordo com categorias pré-determinadas e que façam sentido para o negócio, como classe social, idade, localização, gênero, dentre outros fatores.
Ela também é caracterizada por aprofundar e testar ideias levantadas em uma etapa anterior, oferecendo dados concretos para questões que antes eram apenas estimativas e hipóteses, fortalecendo a tomada de decisões.
Pesquisa causal
A pesquisa de mercado causal é mais aprofundada e serve para comprovar ou desmentir hipóteses formuladas anteriormente, sendo uma das etapas finais no processo de entendimento do mercado, dos concorrentes e dos clientes, sendo bastante utilizada para validar ou corrigir planejamentos e estratégias de negócio.
Veja o passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado
O processo para realizar uma pesquisa de mercado inicial é bastante simples e pode ser feito em alguns passos. Explicamos abaixo qual o passo a passo para a aplicação de uma pesquisa de mercado. Com ele, é possível desenvolver uma pesquisa de mercado para fundamentar decisões importantes de sua empresa. Confira:
Passo 1 - Objetivo da pesquisa
Passo 2 - Público-alvo da pesquisa
Passo 3 - Amostra da pesquisa
Passo 4 - Elaboração do questionário
Passo 5 - Aplicação do Questionário
Passo 6 - Análise dos resultados e compreensão das informações obtidas
Entenda a importância da pesquisa de mercado
Como é possível perceber, realizar a pesquisa de mercado, de forma adequada e de acordo com os objetivos do negócio é fundamental para que sua empresa possa estabelecer metas, definir preços e se posicionar no mercado. Além disso, ela também permite que você entenda qual a realidade de mercado de seu negócio, a viabilidade de seu projeto e os ajustes necessários para fazer com que sua empresa tenha um desempenho positivo.
O que você achou de entender melhor o que é e para que serve a pesquisa de mercado, como você deve realizá-la para obter os dados corretamente e também de conhecer os principais tipos de pesquisa de mercado utilizadas atualmente? Se você deseja saber mais ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco pelo formulário abaixo!