O novo normal: 5 mudanças no cenário atual que vieram para ficar



 

Confira 5 mudanças nos negócios ocasionadas pela pandemia que prometem ficar mesmo quando o vírus for embora

O que começou como uma crise sanitária, rapidamente impactou em todos os setores da sociedade. A pandemia da Covid-19 provocou restrições ao deslocamento das pessoas, alterou o curso da logística dos negócios, acelerou a transformação digital, e gerou, em última instância, novos hábitos de consumo.

 

No primeiro trimestre de 2020, ainda se falava em uma possível “volta ao normal”, mas à medida que a pandemia perdura, ficou claro que muitas das mudanças provocadas por ela vieram para ficar. Dificilmente voltaremos ao que era antes; estamos nos habituando com um “novo normal”, nos negócios e na vida. 

 

Mas quais são algumas dessas mudanças que prometem durar mesmo quando o coronavírus estiver sob controle?

 

Abaixo te contamos.

1. Trabalho remoto

O home office não é nenhuma novidade em termos de modelo. Muitos profissionais já trabalhavam remotamente antes da pandemia, como freelancers e profissionais liberais. No cenário atual, a grande diferença é que boa parte das empresas adotaram esse regime de trabalho também, e como está parecendo dar certo, as intenções de permanecer atuando dessa forma são grandes.

 

Além de gerar menos custos para as companhias e menos horas no trânsito para o deslocamento de funcionários, o home office também evita a necessidade de trabalhar em espaços e andar em transportes públicos com muita gente. Independente dos gostos pessoais e das preferências de cada um, o trabalho remoto é um modelo que veio para ficar.

2. Educação à distância

O trabalho à distância se tornou comum e a educação acompanhou esse movimento. Em um cenário onde muitas pessoas estão precisando se reinventar e a busca por conhecimento está cada vez mais em alta, a educação remota tende a crescer. Para quem atua no mercado educacional, o quadro é promissor.

 

Uma das apostas da Trend Watching é que iremos presenciar o surgimento e crescimento de novas plataformas de serviços, que conectam professores e mentores a pessoas interessadas em aprender sobre determinados assuntos. 

3. Canais diferenciados e digitalizados de compra

A pandemia acelerou a transformação digital e hoje é indispensável que as empresas estejam presentes nos canais digitais. Os hábitos de compra estão mudando e é cada vez mais comum que as pessoas realizem todo o seu processo de compra através da internet. 

 

Além das redes sociais, que são ótimos canais de atendimento, divulgação e relacionamento com os clientes, qualquer negócio hoje deve se preocupar também em ter um site com gateways de pagamento. Isso passa mais segurança e credibilidade para o público, e também aumenta as chances de fazer negócios, já que no digital você não precisa atender exclusivamente clientes de uma só região.

4. Reconfiguração de restaurantes e eventos

Com o isolamento social, muitas áreas do mercado tiveram que se reinventar. E nesse sentido, duas frentes merecem destaque: a de restaurantes e a de eventos. 

 

Para os restaurantes, o delivery se tornou primordial. No último ano vimos o surgimento de muitos “restaurantes fantasmas”, que funcionam exclusivamente por delivery, e essa é uma tendência que promete continuar em alta pós-pandemia. Os próprios apps de delivery também estão se reinventando, procurando oferecer mais cobertura para diferentes regiões e facilidades de pagamento por vales-refeição e alimentação.

 

O setor de eventos também precisou aderir à virtualização da operação. No último ano vimos o crescimento de lives e conferências online, novos formatos de eventos que possuem inclusive algumas vantagens em relação aos presenciais. No mundo pós-pandemia, podemos esperar ver as empresas e companhias mesclando os dois modelos.

5. Casa como centro de tudo

Antes do coronavírus chegar, o comportamento padrão da sociedade era “sair para viver”. A casa, muitas vezes, era apenas o lugar onde as pessoas dormiam e guardavam suas coisas. Com o isolamento social e o home office estabelecido por muitas empresas, isso mudou drasticamente. A casa se tornou o centro onde literalmente tudo acontece.

 

Estamos observando uma sociedade cada vez mais dedicada ao ambiente em que se vive, e isso afeta diretamente outras áreas da vida além da domiciliar. Por exemplo, no último ano vivenciamos o crescimento dos estilos de roupa confortáveis como moletons, em detrimento das tão famosas calças jeans. A preocupação com ítens de decoração e mobília também cresceu, pois as pessoas tiveram que adaptar seus espaços para serem lar e ambiente de trabalho.

 

Para as empresas que estão atentas aos novos hábitos de consumo e estilo de vida, isso abre diversas oportunidades.

 

Tem mais alguma mudança que você acrescentaria à essa lista? Deixe nos comentários!





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens