A prefeitura de São José realizou no dia 03 de novembro o Demoday do Programa Salto Aceleradora, no qual 95% dos microempreendedores individuais participantes receberam seus certificados. A turma, realizada pelo Impact Hub Floripa em parceria com a Prefeitura e o Sebrae/SC, finalizou a capacitação de 38 dos 40 MEIs que iniciaram o programa, um número recorde.
O Salto é um programa de aceleração e fomento ao empreendedorismo individual que recebeu 126 solicitações de inscrição na cidade, das quais 65% eram mulheres, reforçando o potencial feminino para o empreendedorismo. Somente em São José, existem cerca de 20 mil MEIs, que fortalecem a economia da região; no cenário nacional, os MEIs compõem 56,7% dos negócios ativos do Brasil.
Entre os selecionados, 27,5% estavam com seus negócios ainda em fase inicial, entendendo como organizar, o que fornecer. Outros 40% já estavam em fase de consolidação, prestando e formalizando serviços. Por fim, 32,5% já haviam atingido a fase de crescimento, aumentando o número de clientes.
A gestora de programas do Impact Hub, Arianne Kern, destacou a dedicação dos MEIs participantes como um fator determinante para o sucesso do Salto. “O baixíssimo percentual de desistência e a média de notas acima de 9,5 mostraram que a nossa metodologia é efetiva. Além disso, 55% dos MEIs que participaram já mostraram um aumento do faturamento das próprias empresas e já vislumbram um crescimento a mais”, informa.
O Demoday é a formatura da turma, dia em que os 10 melhores Pitches são anunciados e os MEIs escolhidos respondem às perguntas de uma banca de jurados composta por quem é autoridade no mundo do empreendedorismo. Ainda, as três pessoas que se saem melhor nesse dia recebem prêmios incríveis dos apoiadores do Salto 一 Banco do Empreendedor, Compufour e Pops Filmes.
O Banco do Empreendedor, que acredita na importância de capacitar MEIs e reconhece o valor desses pequenos negócios para a economia brasileira, esteve presente no Demoday. Além de ser representado pelo gerente administrativo/financeiro da instituição, Guilherme Cordeiro, que participou como jurado no evento, o Banco do Empreendedor colaborou para a premiação dos MEIs e concedeu prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados da turma, num total de R$ 1.800,00. Para a instituição pioneira na área de microcréditos, esse valor é mais uma ferramenta que os MEIs recebem para investir nas suas jornadas empreendedoras e fortalecer seus negócios, um caminho contínuo e de aprendizados diários.