MEI - Como entrar no mundo do marketing digital.



 

A pandemia do coronavírus trouxe incerteza para empresas de todos os tamanhos e setores. Investir no mercado digital torna-se uma questão de sobrevivência contínua no mercado.

 

Algumas pessoas acreditam que o marketing digital só é adequado para empresas de grande e médio porte. Este é um grande mito que permeia o marketing digital.

 

Empresas de todos os tipos e tamanhos, incluindo a MEI, devem usar o marketing digital para obterem mais sucesso. Portanto, para muitos MEIs que nunca trabalharam em marketing digital, ter que se adaptar ao marketing digital tornou-se um grande desafio. 

 

Ao falar em MEI, estamos falando de empreendimentos simples, de uma só pessoa, com até um funcionário formal, mas com potencial de expansão, principalmente para os que sabem usar o marketing digital. 

 

Caracterizada pela facilidade de adesão, pelo tributo único cobrado e pela característica de autonomia que apresenta, o MEI pode e deve usufruir dos benefícios do marketing digital para conquistar novos clientes e se estabelecer no mercado, conquistando seu crescimento. 

 

Sem dúvida, o marketing digital já se consolidou como essencial e, hoje, a grande maioria das empresas ocupa algum espaço no mundo digital. O MEI tem características próprias, mas mais do que uma empresa consolidada, precisa do marketing digital para construir seu nome na web.

 

Não é fácil fazer a divulgação de um novo negócio, principalmente quando é seu próprio trabalho. Mesmo sem um grande investimento e estrutura em marketing digital, a simples presença digital já é importante para a empresa estar inserida no mercado.

 

Para que qualquer empreendimento, incluindo o MEI, seja bem-sucedido, é fundamental que você adote uma estratégia de marketing digital para chegar ao mercado. 

 

Os poucos recursos que geralmente configuram o MEI não são uma barreira para a realização de um ótimo trabalho. A seguir, selecionamos algumas ações práticas que podem e devem ser realizadas para o marketing digital MEI:

 

1.Atenção com o seu marketing pessoal

 

Um microempreendedor individual é uma empresa e uma pessoa ao mesmo tempo, com isso fica muito difícil separar a figura pessoal da imagem da empresa. E não queremos que uma coisa prejudique a outra, não é mesmo?

 

Por isso, é importante focar no seu marketing pessoal, buscar criar e cultivar um bom networking pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. 

E como conseguimos isso? Cuidando da nossa imagem, das nossas redes pessoais e buscando passar aos clientes a imagem que você espera que eles tenham do seu negócio. 

 

2.Conheça seu público alvo

 

Antes de desenvolver sua estratégia de marketing digital, você precisa definir a quem direcioná-la. Cada comunicação projetada deve ser adaptada a um perfil e segmentação específicos - esta é uma das principais vantagens do ambiente digital.

 

Essa definição é chamada de persona, ou seja, um personagem fictício em que são determinadas as características e o comportamento das pessoas a quem a campanha se destina. Quanto mais definidas forem essas características, mais assertivas serão as estratégias.

 

É muito comum que empresas percam tempo e dinheiro com as pessoas erradas. No mundo digital você pode se comunicar com muitas pessoas, mas nem todas elas serão atraídas pelo seu negócio. 

 

O estudo da persona ajuda a atender quem queremos atingir através das campanhas, com isso você investe menos em anúncios e alcança quem é interessante para o seu negócio. 

 

3.Marque sua presença digital

 

A presença nas mídias digitais, por meio de redes sociais, sites e blogs, é essencial. Os processos parecem simples, mas requerem técnicas muito específicas para realmente funcionarem. 

 

Não basta apenas criar uma fanpage, é preciso administrá-la, produzir um conteúdo adequado e alinhado à persona pretendida, medir os resultados e realizar trabalhos que visam fidelizar o cliente na base de dados existente.

 

Manter uma fanpage completa, com boa organização e bom conteúdo é um grande passo, mas participar de grupos e fóruns de discussão sobre temas relacionados à sua linha de negócios pode aproximá-lo ainda mais do seu público-alvo.

 

O ideal é não entrar em polêmica e focar apenas na participação para trocar ideias e experiências positivas para a sua reputação. Ao ter uma rede social, é importante se dedicar para mantê-la sempre atualizada. 

 

Criar contas em redes sociais que ficam lá abandonadas, sem conteúdo relevante para seus seguidores pode passar uma má imagem do seu negócio. Por isso, foque em ter perfis em redes sociais que você consiga fazer uma boa gestão. 

 

Também existe a opção de e-commerce com a criação de uma loja virtual. Essa opção pode ser muito eficaz se você tiver as parcerias certas, bom estoque e controle de entrega, preços competitivos e apoio de marketing de conteúdo.

 

4.Tenha um calendário do seu marketing

 

Criar contas em redes sociais que ficam lá abandonadas, sem conteúdo relevante para seus seguidores pode passar uma má imagem do seu negócio. Por isso, foque em ter perfis em redes sociais que você consiga fazer uma boa gestão.

 

Para isso é importante que desenvolva um calendário editorial, ou seja, um calendário com datas de postagem, conteúdo e formatos de publicação, bem como tipo de linguagem e periodicidade (frequência de postagem).

 

5.Mensure seus resultados

 

As redes sociais e outros canais online têm a grande vantagem de poder medir resultados. Você pode analisar as métricas quase imediatamente para a publicação, observar seu desempenho e tomar medidas que possam modificar quaisquer resultados adversos.

 

Entre as métricas mais importantes estão ROI (Retorno sobre o Investimento), CAC (Custo de Aquisição por Cliente), CPC (Custo por Clique) e Taxa de Conversão. 

 

6.Use técnicas de SEO

 

O SEO é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes, graças ao qual o conteúdo publicado chega às pessoas de seu interesse. 

 

Funciona através do algoritmo do Google, graças ao qual a publicação e a página são classificadas em primeiro lugar após a pesquisa por palavra-chave.

 

O Google é o site mais visto do mundo e quase todo mundo o usa para encontrar informações. A lista de páginas apresentadas é uma ponte extremamente positiva entre a marca e o cliente que já deseja o produto ou serviço oferecido.

 

7.Estude sobre o assunto

 

O universo do marketing digital é infinito, e coisas novas surgem o tempo todo. Para aprender e continuar se desenvolvendo no assunto é necessário estudar. Há uma variedade de conteúdos em sites, blogs e vídeos que ensinam do básico ao mais avançado. 

 

Há também uma variedade de cursos, até mesmo grátis, sobre o assunto na internet. Se capacitar é importante para garantir que você saiba o que está fazendo e com isso consiga melhores resultados. 

 

8.Busque um consultor

 

O sistema do MEI impede que se tenha mais de um funcionário formal, mas não impede que você recorra a um consultor de marketing digital para ajudá-lo nesse desafio. O consultor é alguém especializado e que poderá alcançar resultados em menor tempo.

 

O consultor pode ser uma ótima alternativa para quem precisa do marketing digital, porém não tem tempo para se dedicar a aprender e fazer seu próprio marketing, podendo se dedicar a atividades que não podem ser delegadas. 

 

O marketing digital é um mundo gigantesco a ser explorado e suas possibilidades são infinitas, para todo o tipo e tamanho de negócio. Comece hoje mesmo a fortalecer a presença digital do seu negócio e sinta a diferença no seu negócio. 





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