A maternidade por si só já é um dos maiores desafios que uma mulher pode vir a enfrentar durante a sua vida. Somando isto ao trabalho em home office, imposto pela pandemia da Covid-19, tornou esse desafio ainda maior, portanto, falar sobre o tema nunca foi tão necessário.
Com as mulheres cada vez mais assumindo o papel a que têm direito dentro da sociedade, vemos os homens dividindo esses desafios, mas o caminho a percorrer ainda é grande. Visto que muitas mulheres assumem o papel de mãe e pai ao manter a casa como chefe de família também.
Não fosse isto suficiente, fomos todos impactados pela pandemia da Covid-19. O que obriga as mulheres, já tão guerreiras, a se reinventarem mais uma vez.
O isolamento pegou o mundo todo de surpresa. Uma vez que as relações sociais e principalmente o contato físico foram limitados de uma hora pra outra. O peso disso nas mães é inimaginável, pois o círculo familiar de avós, tios, padrinhos e amigos sempre foi fundamental na hora de criar um filho.
As mulheres participam da vida da criança durante toda a formação e ainda ajudam nas tarefas escolares, que quando se tem um filho, nunca tem hora e data para começar ou acabar.
O trabalho que antes era feito no espaço físico da empresa, agora é dividido entre todos os membros da família. E as crianças que antes estariam na creche ou escola, agora estão em casa necessitando atenção quase que integral.
Quando os filhos ainda são muito pequenos, a situação se dificulta porque eles não entendem o que é uma pandemia, isolamento, e após tanto tempo começam a se questionar o porquê que não podem brincar com o amigo na rua ou ir para a escola.
Aliás, a responsabilidade quanto à educação das crianças na maternidade nesse período de isolamento é algo que tem feito as mães aprenderem uma nova profissão: a de professora.
Ter que reaprender assuntos que às vezes não ouvia falar há mais de anos não é nada fácil. Mas toda mãe tem um talento quase que natural para ensinar seus filhos. Porém, ensinar os conteúdos escolares de forma didática (que se atualizaram) sem prejudicar a formação dos filhos e ainda equilibrar as responsabilidades profissionais não é tarefa fácil. Como fazer?
Resposta pronta e mágica não existe e nunca existirá. Mesmo em uma casa com mais irmãos, cada criança será diferente. Nestes momentos as mães precisam se unir e compartilhar experiências para se ajudar e, assim, diminuir a carga emocional que home office e a maternidade geram.
Durante o home office, às vezes, as atitudes mais simples são aquelas que podem gerar os melhores resultados.
Crie um espaço reservado para trabalho
Algo que pode ajudar é criar um espaço especial para você durante seu horário de trabalho. Separando aquele local da casa mais tranquilo, e que seja fácil de desmontar após o expediente, é possível manter maior concentração nas atividades e assim ser mais produtiva, o que permite à mãe ter mais tempo também para seus filhos.
Use pequenos truques com os baixinhos
Escolher um objeto e combinar com as crianças de que quando aquele objeto estiver no local, eles não podem fazer barulho pode ajudar durante as reuniões e apresentações de projetos, ensinando as crianças também a respeitar.
Compartilhe a responsabilidade com outras pessoas da casa
Quando se fala em maternidade não se pode esquecer da paternidade também. Os pais da criança, quando moram juntos ou compartilham a guarda, agora em home office, conseguem ter maior visão dos desafios e devem mais do que nunca serem ativos.
E manter o contato com os familiares e amigos, mesmo que virtualmente, é sempre uma boa forma de estreitar os relacionamentos tão importantes na formação da criança e se manter saudável também.
Seja compartilhando com as outras mães as aventuras dos filhos dentro de casa, seja para desabafar ou trocar dicas. Agora o mais importante é a mãe saber que sim: você está fazendo tudo o que pode! não se julgue!
O lado bom do home office
Essa dinâmica de home office é sim repleta de desafios, mas há também lados positivos que a correria do cotidiano antes não permitiria e que hoje fazem as mães experienciar o home office com outra percepção.
Acompanhar todos os dias o crescimento e o desenvolvimento da criança têm sido apontados pelas mães como um dos benefícios mais recompensadores do home office.
Para aquelas que desejavam ser mães, sempre era visto o quanto o coração ficava dividido entre ter que percorrer a carreira profissional e ter que deixar a criança em casa com babá ou sem poder supervisionar o tempo todo.
Isto acabou, pois as mães estão tendo a oportunidade de participar integralmente o que gera laços maternos muito mais profundos e enriquecedores, tanto para a criança quanto para a mãe.
Vem acompanhado do sentimento que atingiu a todos durante o isolamento e o home office. O sentimento de que é preciso rever algumas prioridades, desacelerar e aproveitar o que tem de mais importante na vida: as memórias e os momentos que se levam.
E para finalizar queremos deixar algumas dicas de empreendedorismo para as mamães. Confira!
Loja virtual – a venda online está em alta e pode ser uma solução para a mãe que precisa, inicialmente, trabalhar a partir de casa;
Serviço para gestantes – vale planejar o seu negócio com base nas próprias necessidades e dificuldades que estão frescas na memória de quem acabou de ter bebê. Lembre-se, criar um negócio é achar o ‘remédio para a dor do outro’;
Revender é uma boa, geralmente não requer investimento e o lucro é líquido. Semi-jóias, lingerie, cosméticos, produtos de limpeza. Faça uma busca e encontre um produto que tenha a ver com você;
Afiliada de vendas de cursos pela internet. Esse é um ramo que, com dedicação, é possível conseguir uma boa renda! Faça uma pesquisa sobre o tema e analise se é o seu perfil de negócio.
Veja ainda essas dicas para abrir um negócio pela internet 7 Ideias de Negócios online para começar a empreender
Gostou das dicas? Esperamos que sejam valiosas para o seu sucesso.