Formação de preços. O que é, como funciona, como calcular



Um dos maiores desafios de quem deseja empreender é definir quanto cobrar pelos produtos ou serviços oferecidos. Afinal, essa não é uma tarefa das mais fáceis, sendo necessário considerar uma série de fatores para realizar a formação de preços de forma equilibrada.

Esse processo é importante pois permite cobrar um preço que seja, ao mesmo tempo, competitivo com relação aos concorrentes, mas também atrativo para os clientes, cobrindo os custos e permitindo que a empresa seja lucrativa.

Explicamos agora o que é formação de preços, como funciona seu cálculo, como se deve calcular os preços da empresa e também explicamos os principais métodos de formação de preços que você pode utilizar. Confira abaixo e ótima leitura!

 

O que é formação de preços?

O processo de formação de preço nada mais é do que a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos.

Para que o negócio possa ser lucrativo, é necessário que o empreendedor contabilize detalhadamente todos os custos antes de definir o preço de venda de seu produto ou serviço. Isso significa levar em consideração todas as despesas envolvidas, sejam elas matéria-prima, custos fixos, custos variáveis, mão-de-obra, deslocamento, dentre outros, para que os valores cobrados cubram essas despesas e ofereçam lucro para que a empresa possa crescer.

Como funciona o cálculo da formação de preço?

O primeiro passo para calcular a formação de preço de seu serviço ou produto está em delimitar todos os custos e despesas envolvidos na produção ou oferta destes. Vale destacar que é fundamental também saber diferenciar custos e despesas, já que eles são conceitos distintos, conforme explicamos abaixo:

O que são custos?

Os custos são aqueles que estão diretamente relacionados à operação, ou seja, são os gastos essenciais para que a atividade principal da empresa possa ser executada, como a compra de matéria-prima, o pagamento de fornecedores e outros gastos do mesmo tipo.

O que são despesas?

Já as despesas são os gastos vinculados à administração, ou seja, correspondem aos investimentos realizados para que a empresa possa alcançar seus objetivos e manter sua estrutura ativa, como é o caso do pagamento de salários.

Vale destacar que tanto os custos quanto despesas devem estar incluídos no cálculo de formação de preços, já que ambos impactarão no preço de venda. Uma boa prática para facilitar a mensuração dos gastos é separá-los em gastos fixos e variáveis. Confira alguns exemplos:

Exemplos de gastos fixos

Aluguel de imóvel ou de equipamentos

Limpeza, conservação e manutenção

Salários

Honorários de contador

Telefonia, energia elétrica, internet

Exemplos de gastos variáveis

Matérias-primas

Comissões de vendas

Mão de obra

Impostos

Fretes de vendas

Taxas de cartão de crédito

Como devo calcular a formação de preços em minha empresa?

Para garantir que os preços cobrados pela sua empresa não estejam abaixo dos custos de operação, o que geraria prejuízo, e que façam sentido com os objetivos da empresa, a realidade de mercado e possibilitem o crescimento saudável do neǵocio, é recomendado usar um dos métodos de formação de preços.

Esses métodos, que consistem em fórmulas para a composição dos preços a serem cobrados por produtos ou serviços, permitem realizar a formação do preço de forma técnica, baseada em dados concretos e que garantirão que os preços cobrados permitam à empresa manter sua saúde financeira e operar com tranquilidade.

Principais métodos de formação de preços

Existem diversos métodos para a formação de preços, sendo que cada um deles apresenta vantagens e recomendações, variando de acordo com a necessidade da empresa, seu momento de mercado e também de acordo com as informações de custo disponíveis. Explicamos abaixo os principais. Confira:

Margem de contribuição

A margem de contribuição é o principal método de formação de preços e também a mais recomendada de acordo com quesitos técnicos. Por meio dela é possível determinar qual o lucro, dentro do custo de venda, após descontar os custos e despesas.

Ela é interessante por permitir que a empresa defina quanto quer ganhar a cada venda, sendo muito útil para a tomada de decisão. Além disso, ela permite ajustar a margem de acordo com a realidade de mercado e objetivos da empresa. Ela é calculada pela seguinte fórmula:

Margem de contribuição = Valor de venda - Custos e Despesas variáveis

Caso a empresa deseje obter a porcentagem da margem de contribuição, deve ser usada a seguinte fórmula:

Margem de contribuição = (Valor de venda - Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda

Além de garantir que a empresa cubra suas despesas de operação, esse método também permite que o empreendimento ajuste seus preços de acordo com o momento de mercado, sua competitividade e concorrência.

Pesquisa de preços

A pesquisa de preços é um método de precificação que leva em consideração os preços praticados pela concorrência na venda direta. Ele permite que a empresa entenda quanto cobrar para se destacar no mercado com relação aos concorrentes e também quanto custa cada item.

Para isso, serão analisados os concorrentes diretos e indiretos da empresa, visando compreender quais os preços cobrados por eles e também qual a média de mercado para determinado produto ou serviço, o que servirá para entender melhor se os preços da empresa estão dentro ou fora dessa realidade.

É necessário, porém, destacar que a pesquisa de preços não deve ser o único fator considerado na precificação, já que ela pode levar a prejuízos caso o preço cobrado esteja abaixo dos custos fixos e variáveis, servindo mais como um elemento auxiliar na precificação.

Importância da formação de preços correta

Como é possível perceber, é fundamental que você realize os cálculos adequados à realidade de sua empresa para realizar a formação de preços de forma correta. Além de garantir que você esteja cobrando preços compatíveis com seus custos e com o mercado, isso também contribui para a saúde financeira do seu negócio.

 

O que você achou de entender melhor o que é e como funciona o processo de formação de preços, como deve-se calcular a formação de preços de sua empresa e também os principais métodos para realizar esse cálculo? Se você deseja saber mais ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco pelo contato ou pelas redes sociais.

 




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