Escalar um negócio é diferente de fazê-lo crescer. Entenda a diferença e confira dicas para ganhar escalabilidade nesse post
Aumentar a escala de uma empresa não é o mesmo que fazer uma empresa crescer, embora muitas pessoas confundam essas duas ideias. Escalar seus negócios significa que você pode lidar com um aumento nas vendas, trabalho ou produção de uma maneira econômica e razoável.
Quando uma empresa pode lidar com o crescimento sem sofrer em outras áreas (por exemplo, rotatividade de funcionários devido a cargas de trabalho pesadas ou um produto que não pode ser produzido com rapidez suficiente para atender à demanda), ela é escalável.
Quer entender mais sobre escalabilidade e como você pode aplicar isso no seu negócio? Continue a leitura!
Escalabilidade x crescimento: qual a diferença?
Em geral, pensamos no crescimento de uma empresa em termos lineares: quando a organização adiciona novos recursos (capital, pessoas ou tecnologia) e, como resultado, sua receita aumenta. O maior problema, porém, é que são necessários muitos recursos para sustentar o crescimento constante de uma empresa.
Pense em uma agência de publicidade, por exemplo, que atualmente tem cinco clientes, mas que está prestes a conquistar mais cinco clientes. Aumentar o número de empresas para as quais vende trará mais dinheiro, certo? Mas é provável que eles não consigam realizar o trabalho sem contratar mais pessoas.
Então, por mais que entrem mais clientes na casa e, consequentemente, mais receita, a empresa terá que investir dinheiro também para ter esse crescimento.
Mas a escala é o contrário disso. Uma empresa escala quando sua receita aumenta sem um aumento substancial dos recursos.
Os processos dessa escala são aqueles que podem ser feitos em massa, sem esforço extra. Por exemplo, se eu enviar um e-mail para 10 pessoas ou 1 milhão, meu esforço é essencialmente o mesmo. É por isso que as empresas usam tanto o marketing por email. Ele é dimensionado de forma eficaz.
Ou, para outro exemplo - pense em uma seguradora que dimensionou as operações de negócios simplesmente mudando para um sistema de telefonia empresarial na nuvem.
Mas esta é apenas a distinção técnica entre as duas palavras. Vamos examinar um pouco mais de perto como cada um se parece na prática.
Como ganhar escalabilidade no seu negócio
Identifique os milestones (pequenos marcos) que você precisa atingir
Comece identificando quando você ficará sem dinheiro. Em seguida, retroceda para definir os marcos que você precisa atingir e uma linha do tempo para quando você precisa atingi-los. Isso deve lhe dar um roteiro totalmente orçado para seguir em frente e permitir que você planeje tempo suficiente para a arrecadação de fundos.
Foque em reduzir os riscos ao crescimento da sua empresa
Redutores de risco sinalizam um crescimento saudável. Um redutor de risco é qualquer atributo da empresa que reduz o risco para investidores ou clientes investirem no seu negócio. Por exemplo, compartilhe uma série de clientes recentes com investidores em potencial e certifique-se de que cada um deles seja referenciável.
Da mesma forma, compartilhe a maneira como seus números de vendas estão aumentando ao longo do tempo. Isso fornece uma prova com base em dados de que seus clientes percebem os benefícios de usar seu produto - e querem usá-lo mais. O sucesso dos clientes mostra aos investidores que sua empresa tem um alto potencial de mercado.
Certifique-se de que você está preparado para crescer
Quando sua empresa começa a crescer, as coisas podem começar a “quebrar”. Irônico, né? Mas é que nesse cenário as fraquezas podem ser expostas e nem sempre é possível consertá-las depois de iniciada a jornada. Você pode ser prejudicado por seu sistema de TI, processos, fluxo de caixa, equipe, pontos fracos em sua cadeia de suprimentos ou todos os itens acima.
Então pense com muito cuidado sobre como a expansão e o crescimento de seus negócios afetarão sua empresa. Você deve estar pronto para suportar esse crescimento, e seus processos devem ser robustos.
Aprenda com seus concorrentes que já escalaram
Pense em como eles fizeram isso. Como eles conseguiram? Por exemplo, descubra quantos funcionários eles têm agora - isso pode dar uma ideia aproximada de quantos serão necessários. Onde eles estão vendendo e como? Em quais canais? Entenda seu modelo de negócios e aprenda lições.
Tenha regras claras para você e o time saberem como agir
Não é preciso ter um regime rígido, apenas algo que orienta. Crie um manifesto com 20 coisas que você como empresa acredita, por exemplo. E compartilhe isso com o time.
Ter objetivos e uma estratégia permite que você descubra quais são os talentos de que precisa. Recrutar as pessoas certas em todos os níveis é essencial para a expansão, e a atitude é tão importante quanto as habilidades e a experiência. Todos devem seguir na mesma direção. Seus funcionários devem se sentir capazes de sugerir melhorias sempre que possível. Isso pode ajudar sua empresa a melhorar, se manter atualizada e crescer.