Empreendedorismo Verde: como começar a aplicar no seu negócio.



 

O tema “sustentabilidade” tem se tornado cada vez mais popular. Diante da realidade de hoje, muitas consequências do aquecimento global afetam nosso meio ambiente, e o empreendedorismo verde está mudando a maneira como os proprietários de negócios inovam.

 

O empreendedorismo verde pode ser definido como atividades de negócios que propõem melhorias ou inovações para proteger o meio ambiente.

 

Se você é um empreendedor, algo extremamente importante a se ter em mente em termos de empreendedorismo verde é que os consumidores de hoje estão cada vez mais conscientes e preocupados em consumir apenas marcas que atendam aos seus princípios de sustentabilidade.

 

Esses clientes geralmente compram apenas produtos ou serviços de marcas que também estão familiarizadas com esse motivo, mesmo que gastem mais dinheiro com isso.

 

Com base no perfil desses consumidores o empreendedorismo verde aposta em produtos sustentáveis e ecológicos, algo que pode gerar um grande diferencial competitivo principalmente para os pequenos empreendedores, que não conseguem competir no preço. 

 

Produtos sustentáveis conseguem gerar mais valor para o cliente final e justificam o produto final ser mais caro, com isso, o pequeno empreendedor consegue fugir da armadilha que é a briga pelo menor preço. 

 

Em pesquisa realizada em 2019, o Centro Sebrae de Desenvolvimento Sustentável concluiu que 91% dos pequenos empreendedores no Brasil acreditam que o desenvolvimento sustentável cria oportunidades para novos modelos de negócios.

 

A pesquisa também mostrou que os empreendedores escolhem ser verdes por quatro motivos:

- Preocupação ambiental (67%)

- Redução de custos (20%)

- Geração de marketing e propaganda (3%) 

- Cumprimento da legislação (2%)

 

O empreendedorismo verde não é apenas uma nova escolha, até mesmo uma nova tendência, mas também uma necessidade em nossa vida atual, e tem sido cada vez mais valorizado no mundo dos negócios.

 

Medidas básicas como manutenção ideal dos recursos naturais, descarte consciente de resíduos e a reciclagem, utilizando tecnologias que possibilitem o uso e reaproveitamento de matéria-prima é uma busca contínua e eficaz!

A importância do surgimento desses novos projetos e atividades relacionadas ao setor sustentável é que essas empresas podem afetar também toda a cadeia, incentivando seus fornecedores e consumidores a adotarem boas práticas ambientais.

 

A gestão dos resíduos sólidos e a redução do consumo de água, matéria-prima e energia são pequenas ações de grande impacto na empresa, que podem ser concretizadas com a melhoria da imagem da empresa junto dos consumidores ou com uma cultura voltada para as gerações futuras.

 

Como vimos, ser sustentável, além de bom para o meio ambiente gera vantagens no mercado, principalmente por ser um diferencial competitivo. Se sua empresa ainda é inadequada para questões de sustentabilidade, então é hora de considerar quais medidas tomar para mudar essa situação.

 

A sua empresa não precisa ser 100% ecológica, mas promover algumas ações de sustentabilidade já podem gerar valor para o seu negócio e benefícios para a sociedade.

 

Separamos algumas dicas importantes para começar a aplicar hoje mesmo no seu negócio e assim torná-lo um negócio mais verde e sustentável.

 

1.Uso consciente da água

 

A água é o recurso natural mais importante e devemos ter uma atenção especial para o seu uso de maneira consciente, sempre de olho no desperdício, que pode ser facilmente evitado. 

 

Além de evitar qualquer desperdício, por menor que seja, devemos pensar em maneiras de reaproveitar e reutilizar a água, além do planeta, o caixa da sua empresa tem muito a ganhar com esse reaproveitamento. 

 

Existem maneiras de implementar sistemas de captação e reutilização de água que economizam dinheiro e são totalmente verdes. Um exemplo é o uso da água da chuva para limpeza ambiental e rega de plantas.

 

2.Incentive a educação ambiental

 

Incentivar a educação ambiental é uma ótima maneira de atrair visibilidade para o seu negócio além de incentivar mais pessoas a buscarem por empresas mais sustentáveis. 

 

Use redes sociais e contatos com parceiros ou amigos para iniciar um debate ambiental e falar sobre boas práticas.

 

É importante estimular a educação ambiental e, ao gerar debates a respeito, pode fazer com que as pessoas ao seu redor percebam que também são mais sustentáveis.

 

Não se esqueça de divulgar todas as iniciativas que sua empresa está tomando para que as pessoas conheçam esse lado sustentável da sua marca.

 

3.Use a tecnologia como aliada

 

Tecnologia e sustentabilidade podem ser grandes aliadas, com o uso das ferramentas certas sua empresa pode produzir mais com menos recursos. As opções são infinitas, por isso, pesquise!

 

Procure tecnologias ou técnicas que usem práticas ambientalmente corretas para ajudá-lo a aumentar a força de trabalho da sua empresa. Existem soluções para evitar o desperdício de materiais, instituições que podem ajudar na reciclagem e muito mais.

 

4.Escolha fontes de energia sustentável

 

O consumo de energia para o seu negócio é outro ponto de atenção para tornar sua atividade mais sustentável. Busque por formas alternativas e mais ecológicas para conseguir a energia necessária.

 

A energia eólica ou solar são opções sustentáveis ​​que podem ser utilizadas na sua empresa. Isso ajuda a reduzir significativamente a demanda por energia proveniente de combustíveis fósseis, que são prejudiciais à natureza.

 

5.Preocupe-se com o bem estar das pessoas envolvidas

 

E, por fim, não adianta falar apenas da parte sustentável do negócio se não levarmos em consideração as pessoas que os executam, ou seja, devemos levar em consideração também as relações interpessoais e com os funcionários relacionadas a esses projetos, criando condições favoráveis ​​e ambientes propícios ao desenvolvimento humano.

 

Essas dicas, embora básicas, podem tornar o seu negócio muito mais sustentável, atraindo olhares de um público que aposta em comprar de empresas que compartilham dos mesmo valores de sustentabilidade. 

 

Empresas que valorizam o meio ambiente têm desempenhado um papel importante em suas relações com fornecedores, clientes, parceiros e até mesmo a sociedade! Sua marca será reconhecida pelos consumidores por sua reputação e preocupação com a sustentabilidade.





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens