Empreendedorismo sustentável: dicas para prosperar o seu negócio



 

Confira 5 dicas para empreender de forma sustentável e ter um negócio amigo do meio-ambiente

Por que é tão importante falarmos de empreendedorismo sustentável? Bom, se você acompanhou as notícias recentemente, viu que o novo relatório sobre mudanças climáticas do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) mostra que estamos diante de mudanças sem precedentes no clima do planeta. 

 

O estudo alerta para o aumento de ondas de calor, secas, alagamentos e outros eventos ao redor do mundo que já estamos experienciando e que vão se intensificar nos próximos anos. E para além dos efeitos causados pelo efeito estufa, espécies de animais estão sendo extintas e biomas importantíssimos como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica estão sendo destruídos.

 

Esses são apenas alguns dos efeitos provocados pelo modo como nossa economia gira hoje. E se não agirmos, quem vai pagar o preço por toda essa devastação não é só o planeta - somos todos nós que habitamos nele. Por isso, para as empresas é fundamental praticar um empreendedorismo sustentável. 

Mas o que é empreendedorismo sustentável

Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou conservar um processo ou sistema. Então, quando falamos de empreendedorismo sustentável, estamos falando de negócios que se preocupam com o equilíbrio entre sociedade e meio ambiente. Na prática, isso significa produzir de forma consciente, optando por insumos e processos que sejam menos prejudiciais ao planeta.

 

Empreender de forma sustentável é muito mais simples do que as pessoas pensam, como mostraremos a seguir.

Dicas para praticar o empreendedorismo sustentável

1- Utilize matéria-primas sustentáveis

A primeira e principal dica para os empreendedores que querem ter um negócio sustentável, é começar pelos insumos que utiliza em sua produção. Faça uma pesquisa das matérias-primas que você precisa e busque alternativas ecológicas.

 

Por exemplo, se você tem uma loja de camiseta, pode optar por algodão cru ao invés de algodão normal para produzi-las. O algodão cru utiliza menos fertilizantes e água na sua produção, são mais resistentes e se decompõem na natureza em menor tempo em relação ao algodão normal.

 

Utilizar fibras vegetais ao invés de fibras sintéticas também é outro exemplo de como ser mais sustentável caso você trabalhe com tecidos.

2- Opte por embalagens ecológicas

Principalmente se você tem um negócio digital e faz envios pelo correio, que tal optar por embalagens menos nocivas?

 

Para começar, a própria caixa pode ser feita de papelão reciclado (isso garante que o material tem um tempo de vida maior). Muitas empresas trabalham fornecendo essa opção, como a Mag Embalagens.

 

Além disso, as próprias embalagens dos produtos podem ser mais inteligentes. Ao invés de usar plástico, que o cliente recebe e joga direto no lixo, opte por saquinhos de juta, de algodão cru ou “plásticos” compostáveis. Além de serem biodegradáveis, o cliente pode reutilizar os produtos em sua rotina. Isso gera menos acúmulo de lixo para o planeta.

3- Reduza o uso de papel no escritório

Tradicionalmente, muitas empresas precisavam do papel no dia-a-dia do escritório, principalmente para organização e documentação. Mas hoje, graças à tecnologia, podemos substituir boa parte do volume desse material.

 

Comece pelo seu time, conscientizando cada um sobre a importância de gerar menos lixo, e implemente isso nos processos da empresa. Caso ainda precise muito do papel para algumas atividades, opte por papéis reciclados. 

4- Utilize a logística reversa

Precisamos entender a produção como um processo circular, por isso é tão importante falarmos de logística reversa. Através dela você pode viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos da sua empresa, garantindo que eles sejam reaproveitados no seu ou em outros ciclos produtivos. 

 

Caso não haja possibilidade de reaproveitamento, você garante que esses resíduos tenham destinação final ambientalmente adequada.

 

Você também pode fazer parceria com cooperativas de reciclagem. O empreendedorismo sustentável também é buscar soluções para o descarte correto de materiais que possam ser reciclados, e isso começa pela coleta seletiva. Você ainda pode ajudar projetos sociais com esses materiais.

5- Faça uso inteligente da água

A água potável é um dos recursos que mais correm risco de esgotamento, e pensar em alternativas que provoquem menos desperdício é urgente. 

 

Por isso, tome cuidado com vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale arejadores nas torneiras. Entenda o processo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água. Escolha fornecedores que tenham a mesma preocupação.

 

Muitos processos de tintura e coloração, por exemplo, podem ser feitos de forma sustentável, utilizando tintas à base de terra (nas quais o próprio solo fornece o pigmento) ou tintas à base de cal (com novas técnicas e mais tecnologia). Informe-se!

 

E, é claro, conscientize sua equipe e seus clientes sobre a economia de água.

 

Viu? Praticar o empreendedorismo sustentável é mais fácil do que você pensa e agrega muito valor ao seu negócio. Apenas lembre-se de efetivamente fazer o bem pelas causas certas. Tem muita empresa se aproveitando da sustentabilidade em alta para surfar na onda do marketing verde, e você não quer ser desse time, né?

 




Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens