Quem empreende tem o poder de mudar o mundo ao seu redor, e quando um empreendimento já nasce com um propósito social como pilar principal de sua estrutura o impacto social é ainda maior.
Quando falamos em abrir um negócio, a visão primária que temos é que um empreendimento deve gerar lucro, mas nem sempre o foco está no lucro.
O empreendedorismo social tem como objetivo promover a solução de problemas de cunho social, econômico ou ambiental, focando em áreas e grupos menos favorecidos.
Se o desafio de um empreendimento tradicional já é enorme, de um empreendimento social é maior ainda, por isso toda cautela e planejamento são essenciais.
E como não é o lucro que vai medir o sucesso de sua empresa, os indicadores devem ser bem definidos e possíveis de mensurar.
Outra informação que temos que ter muito claro é que empreendedorismo social não é sinônimo de caridade, e sua atividade é muito mais complexa que isso.
Mas então, o que é um empreendimento social?
Continue a leitura para saber mais o que é, quais as características básicas e como funciona tal empreendimento.
O que é empreendedorismo social?
O empreendedorismo social utiliza de todas as técnicas e inovações de uma empresa tradicional para aplicar em prol do bem comum.
Um empresa não nasce com o objetivo de encerrar as suas atividades, o seu propósito é sempre continuar gerando lucro e cada vez mais.
O empreendedorismo social vem com a mesma visão, ser contínuo e gerar cada vez mais impacto social ao longo do tempo.
É essa continuidade que o diferencia de outras ações sociais, como a caridade, ou campanhas que algumas empresas promovem em épocas específicas do ano, como o natal e dia das crianças.
Outro ponto de destaque é que ele deve ser auto sustentável, ou seja, é o lucro da própria empresa que promove as iniciativas e não doações do governo ou particulares.
O que não quer dizer que um empreendimento social não possa gerar lucro, mas o lucro é destinado para solucionar problemas sociais e diminuir a desigualdade.
Quais são as características de um empreendedor social?
Algumas características são comuns a quem pretende empreender na área social, dentre elas se destacam:
- Foco na população de menor renda;
- Empatia é um valor marcante;
- Utilizam técnicas empresariais para solucionar problemas sociais;
- Almejam alcançar mudanças sociais em larga escala;
- Buscam inovar nas soluções dos problemas;
- Focam nas mudanças sociais enquanto geram lucro para sustentar essas iniciativas;
- Utilizam de feedbacks para aprimorar as ações;
- Alto senso de responsabilidade com todos os envolvidos;
- Geram ganhos no capital social;
- Se preocupam com todo o contexto social da localidade que está inserida;
- Persistência em alcançar a sua missão.
O que preciso saber antes de começar um empreendimento social?
Pesquisar as necessidades da comunidade atingida: Antes de iniciar o seu projeto você deve pesquisar se é realmente aquilo que a comunidade necessita ou se não há outra atividade parecida já em andamento. Nesse caso você pode pensar em uma parceria com o projeto já existente.
Ter clareza da sua missão: Pode ser apenas uma frase simples, mas é ela quem vai guiar as suas ações e como você vai atingir o seu sucesso.
Planejamento detalhado: Os riscos são ainda maiores que de um empreendimento comum, por isso cada passo e gasto deve ser bem planejado para diminuir a margem de erro.
Ouvir a população: Um erro comum é não ouvir quem será beneficiado com as ações. A comunidade pode agregar muito valor a sua proposta de trabalho, além de adequá-las melhor a realidade e assim gerar um impacto ainda maior.
Exemplos para se inspirar
Trouxemos aqui alguns bons exemplos de empreendedorismo social que tem impactado positivo em diversas áreas.
TAMAR
Na área ambiental temos o projeto TAMAR como destaque. O projeto é referência internacional na conservação da vida marinha.
A iniciativa surgiu de um grupo de jovens universitários que estavam em uma praia a presenciaram tartarugas sendo mortas por pescadores locais.
O nome vem da junção das palavras Tartaruga Marinha, que são as espécies que foram responsáveis pelo início do projeto. Tem sede em diversas cidades e conta com o patrocínio oficial da Petrobras.
Além de preservar a vida marinha o projeto foca em desenvolver as comunidades locais próximas das áreas de desova das tartarugas e conscientizar a população em prol da preservação das espécies marinhas.
ASID
A sigla significa Ação Social para Igualdade das Diferenças, começou como um trabalho de faculdade e desde 2010 vem tendo sucesso ao apoiar escolas e instituições de ensino para pessoas especiais.
O projeto consiste em auxiliar na gestão das unidades atendidas, focando em facilitar o acesso e melhorar a qualidade do ensino para pessoas especiais.
O empreendimento cresceu muito e hoje atua a nível nacional. Tem projetos em 54 cidades e conta com o apoio de 43 empresas parceiras.
GRAACC
O GRAACC é uma instituição social sem fins lucrativos que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura.
Desde 1998 possui um hospital próprio e atua em parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Se tornou referência no tratamento da doença, principalmente nos casos de maior complexidade e alcançando altos índices de cura.
Por ano, mais de 3.500 pacientes são atendidos pela instituição. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.
Fundamentado na parceria universidade, empresa e comunidade, o GRAACC conta com a colaboração de milhares de empresas e pessoas para desenvolver o seu trabalho.
Ideias de empreendedorismo social
Se você leitor se interessou pelo empreendedorismo social mas ainda não sabe muito bem em que área poderia atuar, separamos aqui alguns direcionamentos.
O pensamento chave é encontrar um problema e buscar uma solução inovadora para ele, utilizando todas as técnicas do empreendedorismo convencional ao seu favor.
Problemas de cunho social são uma fonte rica de desafios para esse empreendedorismo. As pessoas são diretamente impactadas, gerando melhorias significativas em suas vidas.
Você pode atuar em:
- Desemprego
- Acesso à saúde
- Inclusão digital
- Alfabetização e apoio pedagógico
- Artesanatos locais
- Acesso à cultura
- Revitalização de espaços urbanos e comunidades.
- Atendimento popular
Ficou entusiasmado com o empreendedorismo social? Não deixe a sua ideia ser mais uma no papel, ela pode ser transformadora. Comece agora!