Separamos seis conselhos para que você que é microempreendedor individual tenha um negócio mais promissor. Confira!
Abrir um CNPJ como MEI é a maneira mais simples de começar a empreender dentro da legalidade no Brasil. De acordo com o “Mapa das Empresas”, divulgado pelo Ministério da Economia, em 2020 o país registrou o maior número de abertura de empresas e o número de Microempreendedores Individuais cresceu em 2,6 milhões.
A facilidade que o MEI proporciona torna essa opção muito atrativa para os empreendedores; não é à toa que é a modalidade de pessoa jurídica que mais cresce no país. Mas apesar da grande procura, não há uma receita para que se tenha sucesso atuando como microempreendedor individual. O que existe são algumas dicas e passos que podem ajudar você a trilhar um caminho promissor.
Neste artigo vamos falar justamente sobre esses pontos importantes. Continue a leitura!
6 Dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
Dica 1: Conheça o mercado que você quer entrar
Antes de decidir em qual ramo você vai empreender, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado. Por exemplo, em um cenário de pandemia e quarentena, será que vale a pena investir em um negócio de festas?
Você pode ter muitas ideias e muitos sonhos, mas eles precisam estar alinhados com as necessidades do mercado. Por isso, nada de sair abrindo uma empresa para a qual a demanda não é promissora. Busque informações sobre o setor que pretende atuar, pesquisa sobre os concorrentes, avalie os preços que esse mercado pratica, os diferenciais de cada empresa e como você pode se posicionar como um negócio único, e não só mais um.
Dica 2: Verifique a viabilidade do negócio
Antes de formalizar qualquer empreendimento, você precisa se informar sobre a legislação do seu município para verificar se o negócio é viável. Vamos supor que você queira abrir um bar em um bairro familiar. Converse com a prefeitura e certifique-se se é possível, se há restrição de horário, quais alvarás você precisa, etc.
É importante se atentar com a legislação desde cedo para evitar problemas futuros.
Dica 3: Certifique-se de que existe uma atividade que represente a sua atuação no CNAE
Os microempreendedores individuais têm aproximadamente 500 opções de atividades disponíveis na lista de ocupações permitidas no MEI. Para que você possa se formalizar como MEI, é preciso escolher qual dessas atividades (CNAE) representa os seus serviços. Alguns exemplos de atividades que não entram na modalidade são Advogados, Médicos, Contadores, Nutricionistas, e Psicólogos.
Caso você atue com mais de uma atividade, fique tranquilo. O MEI pode registrar até 16 atividades distintas no seu CNPJ, sendo uma principal e as demais, secundárias.
Dica 4: Mantenha o seu controle financeiro em dia
As suas finanças devem estar organizadas mesmo antes da empresa nascer. Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de abrir uma empresa é avaliar os custos e definir qual seu orçamento para fazer acontecer. Se possível, já comece a criar uma reserva de emergência também.
Aqui no blog nós já demos dicas práticas sobre como você pode manter o controle financeiro da sua pequena e média empresa, não deixe de conferir.
Dica extra: aproveite o Juro Zero para MEI
O Banco do Empreendedor faz parte da operação integrante do Programa Juro Zero, desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Fornecemos empréstimo até um determinado limite para microempreendedores individuais como você, a uma taxa de juros nula. Essa ação visa ajudar você a transformar seus sonhos em realidade, contribuindo para um controle financeiro organizado.
Dica 5: Precifique os seus produtos ou serviços da maneira adequada
Precificar não é uma atividade simples. Você precisa tomar muito cuidado para não desvalorizar o seu produto ou serviço, mas ao mesmo tempo não deve praticar preços muito exorbitantes, que saiam da realidade.
Aqui a grande dica é: seja racional e justo. Liste todos os seus custos fixos e variáveis, e coloque na ponta do lápis qual o custo que você tem para produzir e manter a empresa. Depois, faça uma análise dos concorrentes: quais preços eles praticam? O produto deles têm algum grande diferencial em relação ao seu? Saiba se posicionar diante do mercado.
Por fim, não deixe de considerar também as necessidades dos consumidores. Se possível, faça uma pesquisa com seu público e descubra o quanto eles estão dispostos a pagar pelo o que você vende. Pense também nas suas metas e no valor agregado do produto. Tudo deve ser levado em consideração para encontrar o balanço perfeito.
Dica 6: Pense em opções de vender na internet
Mesmo que você abra um ponto físico e queira se concentrar nas vendas presenciais, é importante considerar que hoje grande parte dos negócios acontece online. Além de ser importante para alavancar as vendas, a presença digital fortalece a imagem do seu negócio.
Pense bem: a vitrine da sua loja na rua atrai visitantes que costumam passar por perto, e que moram na mesma cidade. Já a vitrine da sua loja online, isso é, seu site e suas redes sociais, pode atrair visitantes de qualquer lugar. É um ótimo canal para ampliar a sua rede de atendimento.
E aí, qual dessas dicas você já ou aplicou? Compartilhe sua experiência com a nossa comunidade nos comentários!