Delivery e vendas online são a salvação de muitos empreendedores durante a crise causado pelo coronavírus. Entenda mais como esses modelos de vendas podem ajudar a sua empresa.
Vivemos uma crise econômica que é reflexo do isolamento social, medida preventiva de combate ao coronavírus, responsável pela queda brusca nas vendas presenciais no comércio em geral.
O isolamento social ajuda a conter a proliferação da COVID-19 e com isso achatar a curva de crescimento de pessoas infectadas, evitando a superlotação do SUS - Sistema Único de Saúde.
O problema é que essa medida atinge em cheio a economia, com grande impacto no comércio e economia local.
Em um primeiro momento de pandemia tivemos o fechamento total do comércio, com exceção dos serviços essenciais como: supermercados, farmácias e padarias.
O delivery tornou-se a única alternativa para que o comércio local, principalmente bares e restaurantes, continuasse funcionando diante das restrições para combater o coronavírus.
As empresas que já ofereciam delivery saíram na frente, pois tinham experiência e estrutura para trabalhar com entregas, bastando se adequar às novas normas de higiene e vigilância sanitária.
Por outro lado, o consumidor isolado viu nas compras on line e por delivery uma maneira segura de continuar consumindo, além de contribuir para o isolamento social.
O aumento das vendas on line e por delivery foi uma consequência natural, com crescimento mais expressivo da modalidade delivery.
O delivery é um estilo de compra mais rápido, muito popular para pedir comida, mas que ganhou espaço para compras de itens de farmácia, supermercado e conveniências.
Ganharam força no início da pandemia e seguem em alta. As vendas on line também cresceram nesse período, mas as coisas começaram a melhorar alguns meses após a pandemia.
Com a chegada do coronavírus as pessoas deixaram de consumir tudo o que não era essencial, por medo dos desdobramentos da crise e começaram a segurar mais o dinheiro.
Foi uma queda tanto nas lojas físicas quanto no mundo virtual. Com o novo cenário de isolamento social, a população voltou a comprar outros itens, além dos essenciais,
Os benefícios das compras pela internet a tornaram ainda mais atrativas para o consumidor nesse momento, assim as vendas pela internet também passaram a crescer em meio a pandemia.
Com a oscilação das medidas de controle do coronavírus, hora estamos com o comércio aberto, parcialmente aberto, outra hora fechado. Essa constante alteração de regras faz variar muito o movimento nas lojas físicas.
Longe de ter uma cura para a COVID-19 os modelos de vendas à distância ganham espaço, tornando-se uma alternativa para que o empreendedor não fique refém das medidas de combate ao coronavírus.
As vendas pelo delivery e on line sofrem menos com essas alterações, tornando-se importante para a previsibilidade de receita e planejamento financeiro, que deve ser especial nesse período.
Leia mais como ter uma boa gestão financeira em tempos de crise.
A essa altura você empreendedor, assim como seus concorrentes, está querendo ganhar espaço no delivery ou nas vendas on line . Para isso você precisa se destacar no meio de tantas opções.
Separamos aqui algumas dicas que vão ajudar você empreendedor a ter mais sucesso com esses modelos de vendas.
Foque na experiência do cliente.
Para ter sucesso em qualquer tipo de vendas o empreendedor precisa focar em como é aquela experiência de compra para o cliente. Tem que ser fácil e agradável, se for muito burocrática e cansativa, a tendência é que o cliente não conclua a compra.
Para garantir uma boa experiência foque em oferecer informações sobre o produto, preço, condições de entrega de forma clara. As imagens devem refletir a realidade do produto.
Quando falamos em delivery ou vendas on line o tempo de entrega é algo que faz toda a diferença, o ideal é que o produto chegue antes ou no prazo estipulado, para que o cliente.
Erros em pedidos também são bem comuns em delivery e podem ocorrer também em vendas on line, para isso inclua um processo de conferência de pedidos, para ter certeza que está indo para a casa do cliente aquilo que ele realmente pediu.
Erros nos pedidos aborrecem os clientes, além de darem mais trabalho, tendo que enviar um novo produto, isso gera mais custa e prejudica o andamento da linha de produção.
O produto ainda precisa chegar nos conforme para a casa do seu cliente, se for comida, não deve chegar toda revirada ou fria, se for algum outro material, também deve chegar intacto.
A qualidade no ato da entrega deve ser a mesma que em todas as etapas anteriores para que toda a experiência seja boa para o cliente.
Aprenda com seus concorrentes.
Observar o que seus concorrentes fazem de certo e errado é uma ótima maneira de se inspirar para ter boas ideias para o seu negócio. Você precisa se destacar de alguma forma, seja com valor, prazo de entrega ou qualidade do produto.
Ao estudar seus concorrentes você tem uma visão melhor de onde você pode se diferenciar, além de entender o que os clientes estão buscando no seu concorrente.
Diversifique os canais de atendimento.
Para vender mais é necessário diversificar os canais de atendimento, usar redes sociais, telefone, aplicativos, sites, o que for viável para o seu negócio.
Os aplicativos de entrega de comida são uma ótima alternativa para aquele negócio que ainda não é muito conhecido ou tem poucos clientes fiéis, afinal, eles servem como uma vitrine para expor seus produtos para uma quantidade grande de pessoas.
O WhatsApp também é um canal de venda indispensável, além de realizar pedidos ele também serve para dar suporte ao consumidor e tirar suas dúvidas, use-o para se aproximar sua marca dos seus clientes.
E as redes sociais são perfeitas para divulgar promoções, atrair o olhar do cliente para as fotos do seu produto e despertar nele o desejo de compra. Incentive seus clientes a divulgarem sua página, isso pode atrair novos consumidores.
Facilite a forma de pagamento.
É comum empresas perderem vendas por não aceitarem alguma modalidade de pagamento, como cartão de crédito, débito ou vale alimentação. Ao não aceitar um tipo de pagamento você pode estar jogando o seu cliente para o concorrente.
Com o coronavírus, pagar de forma on line passou a ser mais que uma questão de praticidade mas também de segurança, é essencial que você ofereça essa opção de pagamento.
Os aplicativos de entrega em sua maioria já oferecem essa opção, tenha atenção com as taxas envolvidas para que não eleve demais o preço do seu produto ou prejudique sua margem de lucro.
Atenção dobrada com higiene e normas de segurança
Os cuidados com higiene e limpeza nunca estiveram tão em foco e o seu cliente também vai levar isso em consideração na hora da compra.
O primeiro passo é se adequar a todas as normas e recomendações dos órgãos públicos e o segundo passo é deixar os seus clientes cientes que você está seguindo tudo de acordo com as recomendações.
Divulgue em suas páginas a rotina de higiene da sua empresa, o cuidado com a higienização do espaço e dos colaboradores. Certifique-se que quem fará a entrega tenha álcool em gel consigo.
O cliente precisa saber que ele pode comprar com conforto e segurança na sua empresa.
Fidelize seus clientes.
Manter um cliente fiel a sua marca é muito mais barato que atrair um novo, além de garantir uma receita mais previsível. Para fidelizar, principalmente em tempos de pandemia, seguir as dicas acima é o básico.
Fique atento ao que seu cliente tem a falar, ele é a melhor fonte de informação para saber onde você pode melhorar. Busque surpreender seu cliente, às vezes uma mensagem personalizada de agradecimento junto ao pedido pode fazer a diferença.
Oferecer recompensas para os clientes que voltam também funciona, mas é importante que o valor das recompensas esteja incluso no valor final do produto.
Mesmo diante da crise quem empreende não pode parar, e buscar alternativas para continuar vendendo é o desafio de toda empresa nesse momento.