Como vender mais neste Natal



 

Com a chegada do fim de ano, lojistas e vendedores começam a se animar para uma das melhores épocas do ano: o Natal. Mesmo com o país passando por uma crise econômica, todos os empresários e vendedores têm grandes expectativas para as vendas em dezembro. 

 

O Natal costuma ser um período de pico de demanda por serviços e produtos, fazendo com que as lojas e vendedores atinjam vendas recordes. Esse ano, as expectativas não são diferentes. Porém, para isso, é necessário se preparar para o último mês do ano.

 

As mudanças atuais na demanda, a competição acirrada do mercado e o fato das pessoas estarem pesquisando produtos facilmente na internet, torna maior o desafio de vender mais nessa época. 

 

Para aproveitar esse momento é importante estar preparado para atender todos os clientes e mostrar os melhores produtos e as condições de pagamento mais adequadas. E claro, capacitar e motivar sua equipe de vendas. 

 

Existem algumas áreas privilegiadas que são mais lucrativas no Natal. Entre eles estão alimentos, roupas, decoração e, claro, brinquedos. Estes têm a vantagem de serem bons presentes e necessários, mas isso não significa que os outros ramos sejam prejudicados. 

 

Pelo contrário, todos os tipos de negócios podem se beneficiar do Natal,  fazendo com que suas vendas também cresçam. Para ajudá-lo a se planejar para essa época tão importante, separamos algumas dicas como vender mais neste Natal

 

1.Reforce a qualidade do seu atendimento 

 

O primeiro passo para aumentar as vendas de Natal é oferecer um excelente atendimento ao cliente. Todos querem ser bem tratados e querem que os vendedores atendam às suas expectativas. 

 

Portanto, é muito importante tratar os clientes com muito carinho e prestar atenção a todos os detalhes.

 

Uma dica simples que traz bons resultados é: atender cada cliente de forma única e exclusiva. Quando as pessoas recebem um tratamento de qualidade, as chances de fechar um negócio são infinitamente maiores.

 

2.Prepare e cuide da sua equipe

 

Funcionários desmotivados e despreparados atrapalham sua vendas! No final do ano é comum as empresas contratarem temporários, aumentar a carga de trabalho dos funcionários já treinados, mudanças de horários e etc.

 

Essas mudanças são pequenos fatores que podem desmotivar os melhores colaboradores e até atrapalhar o desempenho até dos vendedores mais despreparados. Não queremos que isso aconteça! 

 

Precisamos manter a equipe motivada, ciente do que vai acontecer e com o feedback que a empresa precisa deles nesse momento conta com o apoio deles.

 

Busque treinar novos funcionários com antecedência e orientar todos para trabalhar em equipe. Sua equipe precisa estar muito engajada com essa época do ano. Pense em maneiras de motivá-los, bonificações são uma ótima alternativa. 

 

3.Venda para clientes antigos

 

Quem já fez compras no seu negócio conhece a qualidade dos produtos e serviços, certo? Portanto, é muito importante que nesta época do ano os vendedores não deixem esses consumidores de lado.

 

Os clientes que já conhecem os produtos que você oferece podem ser o público com maior potencial para as compras de Natal. Portanto, mantenha contato com os clientes atuais.

 

Envie emails, mensagens, convide todos para conferir novos produtos e exibir as promoções de fim de ano. Use suas redes sociais para mostrar as novidades e atraí-los. Isso pode induzir os consumidores a comprarem novamente da sua empresa. 

 

4.Atenção especial com o estoque

 

Para fazer frente ao enorme aumento na demanda de produtos, é muito importante manter altos estoques. O vendedor deve ter todos os itens que o cliente deseja e, se não conseguir encontrar, é provável que os procure na competição.

 

Portanto, no final do ano, certifique-se de manter um estoque alto sob quaisquer circunstâncias. Mas tenha muito cuidado ao lidar com o estoque: muitos produtos armazenados representam fluxos de caixa retidos - o que significa menos fundos disponíveis. 

 

Antes de preparar o estoque, conduza uma pesquisa de mercado para entender as necessidades do cliente para que você possa se preparar com eficácia, e claro, analise suas vendas em anos anteriores, são uma ótima base estimar as saídas deste ano. 

 

5.Demonstre espiríto natalino 

 

O Natal é uma época de alegria e união. Tal como acontece com outras datas comemorativas ao longo do ano, use o sentimento deste período para vender mais. São muitas as possibilidades de trazer o Natal para a sua empresa. 

Existem várias decorações, enfeites e outras formas de lembrar a data. Configure e-mails decorativos, use músicas de Natal e use qualquer momento oportuno  para lembrar seus clientes de que o Natal está chegando, naturalmente ele pensará que precisa comprar presentes!

 

6.Faça promoções de Natal

 

O Natal é a época mais favorável para os vendedores aumentarem seu ticket médio, através de combos ou promoções do tipo, comprando uma a segunda peça sai pela metade do preço.

 

Isso incentiva os clientes comprarem mais produtos para obter melhores preços e garantir o presente de todos da família. 

 

Além disso, certifique-se de iniciar a promoção no início das primeiras semanas da data para garantir o melhor preço do mercado e atrair o maior número possível de clientes.

 

Ao vender com antecedência, certifique-se de definir um prazo e deixar claro para o cliente. Isso ajuda a dar às pessoas um senso de urgência para concluir a transação e pode até fazer com que comprem mais produtos em um período mais curto.

 

7.Invista em marketing digital

 

Antes de chegar à seleção do produto final e fechar o negócio, a grande maioria dos consumidores faz uma série de buscas na internet para encontrar o melhor produto que atenda a todas as suas necessidades. 

 

Devemos ainda destacar que todos procuram os melhores descontos e métodos de pagamento mais atrativos. Por isso é importante estar no mundo digital, mesmo que você tenha uma loja física. 

 

Para aumentar as vendas neste  Natal, não deixe de investir em marketing digital, divulgando seus produtos em redes sociais como Facebook e Instagram. São formas de você pode atrair um grande número de pessoas e conquistar mais vendas no final do ano.

 

8.Não se esqueça das embalagens.

 

Ao comprar presentes, o consumidor considera não apenas o produto, mas também sua aparência. Para atender às necessidades dos clientes na entrega de presentes bonitos e charmosos, sua empresa deve oferecer e preparar as mais diversas opções de embalagens e caixas.

 

A embalagem para presente pode se tornar sua forma diferenciada de venda, porque muitas lojas não entregam as caixas aos clientes, muito menos as embalagens. Portanto, prepare-se para ser o melhor do mercado para atrair os clientes mais exigentes e aumentar as vendas no Natal.

 

9.Pense no pós Natal

 

Suas atividades nessa época visam exceder as metas de vendas. No entanto, outro propósito é a fidelidade do cliente. Portanto, não encerre a promoção no Natal. Após finalizar a venda, você obterá informações do cliente. 

 

Aproveite ao máximo. Envie e-mails nutricionais para lembrá-lo de que sua loja está lá e oferecer mais promoções. Continue com as promoções para que os seus clientes se lembrem de si ao longo do ano, e as promoções não são apenas durante as férias.

 

Além disso, se as vendas não corresponderem às expectativas ou se você ainda tiver alguns itens para vender, poste uma promoção logo após o  Natal. Muitas pessoas esperam para comprar presentes no final dessas datas porque são mais baratos.

 

Essa é uma época do ano propícia para atingir bons resultados, principalmente para o mercado varejista. Se planejar com antecedência é fundamental para aproveitar ao máximo o potencial de venda durante o Natal. Comece agora mesmo seu planejamento para vender mais neste Natal. 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens