A gestão dos colaboradores é ainda mais importante em tempos de crise. É importante diminuir os impactos causados pela crise do coronavírus entre os colaboradores e, consequentemente, na sua empresa.
A gestão de pessoas tem papel estratégico, sendo indispensável para garantir o desenvolvimento do negócio. Em tempo de crise o olhar para os colaboradores deve ser ainda mais atencioso.
Manter os colaboradores tranquilos e motivados é fundamental para que a sua empresa alcance os resultados e possa enfrentar a crise da melhor maneira possível.
Apesar de delicado, o momento pode servir para aproximar a empresa de seus colaboradores, fortalecendo o elo de confiança entre eles, e promovendo ganhos no clima organizacional, com efeitos duradouros após a crise.
Para que isso seja possível a gestão de pessoas deve funcionar muito bem durante esse período, ouvindo seus colaboradores e agindo com medidas para amenizar os problemas.
Separamos neste texto dicas importante para a gestão dos seus colaboradores durante a crise. Continue a leitura para entender melhor cada uma delas.
1.Alinhar a equipe
A dica número um para que a empresa caminhe nos trilho mesmo durante a crise é alinhar a sua equipe, para que todos dentro da organização estejam seguindo o mesmo planejamento.
A sua equipe deve ser alinhada especialmente sobre as novas normas e regras de higienização e proteção para evitar a transmissão do coronavírus, e como essas mudanças impactam nas suas atividades e rotina de trabalho.
Os seus colaboradores precisam estar alinhados também sobre as mudanças de outros setores, para que a empresa inteira esteja falando a mesma língua.
A equipe deve ser alinhada sobre os próximos passos da empresa durante a crise, e quais medidas a empresa irá adotar para contornar os problemas previstos e quais os resultados esperados.
Para isso garanta que a sua equipe esteja ciente de todas as mudanças do planejamento estratégico, dos processos internos e da rotina de trabalho que ocorrem na empresa.
2.Mantenha a empresa funcionando
Mesmo com as dificuldades, lute para manter a sua empresa funcionando e com algum faturamento, afinal, é melhor do que nada.
Com a empresa funcionando fica mais fácil manter empregos e salários. Nem que para isso ocorra redução de carga horária e dos salários proporcionalmente.
Essa é uma medida que foi aprovado pelo governo para amenizar o impacto da crise. Com a redução da jornada, o colaborador tem parte do salário paga pelo governo federal.
3.Transparência
Nessas horas é essencial ter muita transparência com a sua equipe. Afinal todos estão com medo de perderem os seus empregos.
Mostre para os seus colaboradores o que a empresa tem feito para combater a crise, quais medidas tomadas e como a crise tem impactado a empresa.
Se sua empresa não precisará demitir pessoas por causa da crise, fale isso para a sua equipe, deixe claro! Assim eles trabalham mais tranquilos e focados.
Por outro lado, se demissões são uma possibilidade, deixe claro quais resultados a empresa precisa alcançar para que isso não ocorra.
Motive-os a buscar esse resultado para que ninguém precisa ser demitido, mostre estar ao lado deles e lutando para preservar os empregos.
Com transparência, alguns colaboradores podem se antecipar na procura por novas oportunidades, evitando futuras demissões, que podem ser inevitáveis.
4.Troque o vale refeição por vale alimentação.
Durante a crise, muitos colaboradores estão trabalhando em casa ou simplesmente afastados do trabalho. Com isso passam a comer muito mais em casa do que na rua.
Uma mudança pequena, mas que pode fazer toda a diferença para os colaboradores, é alterar o vale refeição para vale alimentação.
Assim seus colaboradores podem utilizar esse vale em supermercados e fazendo uma boa economia durante a crise, já que comer em casa costuma ser mais barato.
5.Fortaleça a comunicação interna
A comunicação interna é muito importante para deixar os membros da sua equipe sempre alinhados e para que as informações sejam passadas na hora certa.
Durante a crise, o distanciamento da equipe dificuldade mais a comunicação. Para quem está de home office é importante avisar quando começou e encerrou o expediente, assim como as pausas.
Para que a comunicação seja efetiva é necessário que se haja atenção na escuta. Em caso de vídeo chamadas a regra de sempre manter a câmera ligada pode ajudar muito.
Isso evita que você é sua equipe se dispersem com o celular ou outras coisas que podem desviar a atenção.
Crie grupos para passar informações de maneira rápida e defina quais canais de comunicação serão utilizados para repassar as informações.
6.Adequar a rotina de trabalho.
Durante a crise a sua demanda de trabalho vai sofrer alguma alteração e com isso a rotina de todos os envolvidos será impactada.
Em caso de pouco trabalho é preciso pensar em alternativas para manter o foco e a motivação de seus colaboradores.
Utilize esse período para realizar treinamento, avaliações de desempenho e estimular que seus colaboradores façam cursos.
Há uma séries de cursos e livros disponíveis gratuitamente durante a pandemia. Incentive a capacitação dos profissionais da sua empresa, isso irá somar muito no desenvolvimento do seu negócio.
O importante é buscar um equilíbrio na rotina do seus colaboradores, não pode haver ociosidade demais, nem sobrecarga de tarefas para não desmotivá-los.
7.Entenda a realidade de cada um.
Dentro de uma mesma empresa há pessoas com realidades muito diferentes e que sentiram os efeitos da crise de maneiras diferentes também.
Busque entender a realidade de cada um, se mora com pessoas do grupo de risco e se possuem meio de transporte próprio, uma vez que vários municípios proibiram a circulação de transporte público.
Se aderir ao home office, certifique-se que possuem um lugar calmo para trabalhar, com boa internet e os equipamentos necessários para realizar suas atividades.
Caso algo não esteja dentro dos conforme busque dar o apoio necessário para que ele consiga trabalhar com mais conforto e qualidade.
Emprestar uma cadeira de escritório da sua empresa para quem está de home office é um gesto simples, mas que promove um ganho enorme na qualidade do trabalho.
8.Repense suas metas
Muitos negócios e profissionais trabalham com metas, mas para que a meta seja motivadora ela precisa ser alcançável.
Com a chegada da crise, poucas empresas podem manter seus números, por isso é crucial que as metas e resultados esperados sejam reavaliados e adequados ao cenário atual.
A meta deve ser corrigida para se alcançável, mas sem deixar de ser desafiadora.
Manter os colaboradores motivados diante de dias tão conturbados não é tarefa fácil, mas é importante apoiá-los nesse momento e manter um bom clima organizacional.
Apoiar seus colaboradores é muito importante para enfrentar a crise e após a crise são eles que estarão trabalhando para que o seu negócio volte a crescer e recuperar o prejuízo causado pelo coronavírus.