Como criar uma presença digital forte nas plataformas sociais: Dicas de Marketing Digital para sua empresa



 

6 técnicas poderosas para começar a fortalecer sua presença digital hoje mesmo 

Fazer a sua empresa ter presença digital não é mais um diferencial - é quase uma obrigação. Mas decidir onde e como investir seus recursos em marketing digital pode ser uma tarefa complicada. As plataformas de mídia social estão em constante evolução e há inúmeros canais a serem explorados, como sites, blogs e newsletters. 

 

À primeira vista, abranger todos esses canais em sua estratégia de marketing pode parecer assustador. Ao mesmo tempo, focar apenas em um canal limita a sua presença digital e pode te fazer perder negócios. Como, então, criar uma estratégia que maximize o seu retorno sobre investimento e amplie sua presença no digital?

 

É sobre isso que falaremos a seguir.

Comece com o Google Search

Qual é o primeiro lugar da internet que as pessoas vão quando querem descobrir algo? O Google. É por isso que sua empresa precisa aparecer nos buscadores do Google.

 

Se você deseja ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, utilizar técnicas de SEO é fundamental. Se você já criou seu site ou blog e tem um novo produto que deseja exibir, trabalhe com palavras-chave específicas para ajudar o usuário a te encontrar. Publicar conteúdo regularmente também ajudará a determinar a classificação do seu site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Essas práticas são projetadas para aumentar a credibilidade do seu site e, portanto, sua classificação no Google.

Invista nas redes sociais

Uma presença nas mídias sociais é essencial para uma estratégia de marketing digital moderna. Os canais sociais são úteis principalmente como um meio de humanizar sua marca e aumentar seu reconhecimento. Cada postagem que você faz no Facebook, Instagram ou no Twitter é uma oportunidade de engajar seguidores, além de projetar o tipo de identidade de marca que você almeja. 

 

Além disso, ter uma presença ativa na mídia social pode permitir que você aprimore sua pegada digital de várias outras maneiras, como oferecer atendimento personalizado ao cliente e criar lembrança de marca quando você se tornar uma tendência ou se tornar viral.

Aproveite o potencial do Email Marketing

Não, o e-mail não morreu! E se você ainda não aproveita essa ferramenta, pode estar deixando dinheiro na mesa.

 

Por meio de campanhas de e-mail bem projetadas, você pode alcançar uma vasta gama de públicos e criar associações de marca valiosas. É tudo sobre como fazer conexões significativas. O uso de dados e uma abordagem baseada em metas pode criar o e-mail perfeito, que chegará às caixas de entrada de seus clientes e os fará realizar a ação desejada.

 

Alguns exemplos de estratégias de e-mail marketing são:

 

Enviar o link do carrinho e/ou cupom de desconto para o cliente retomar a compra que abandonou;

Informar sobre lançamentos em primeira mão;

Educar o cliente sobre assuntos que dizem respeito ao seu universo de marca, através de newsletters informativas;

Descontos especiais;

 

Escale seus resultados com Mídia Paga

Quando os clientes visitam seu site, geralmente o fazem depois de pesquisar sua empresa ou de fazer uma consulta relacionada a seus produtos e serviços. A forma como você aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) influencia a presença na web. Aqueles com os melhores resultados (para pesquisas gerais ou locais) obtêm mais cliques e, portanto, mais negócios e confiança.

 

Embora o SEO seja valioso porque pode abrir caminho para a pesquisa orgânica e trazer o público certo, os anúncios de mídia paga colocarão sua marca na frente das pessoas certas, mesmo quando elas não estiverem pesquisando ativamente o que você oferece.

 

Quanto mais otimizados forem seu site e seu conteúdo, maiores serão suas chances de ranquear bem. A publicidade paga também pode colocar sua presença online diante de públicos-alvo e clientes em potencial. Anúncios de pagamento por clique (PPC), anúncios gráficos e anúncios sociais são ferramentas úteis para aumentar o conhecimento da marca e a presença digital. E então, se você pensar em vender seu negócio online, estará em uma posição melhor para negociar.

Explore os reviews (avaliações) dos seus clientes

As avaliações são um pilar importante na presença online de qualquer empresa. Por mais que você e sua equipe se esforcem para criar conteúdo positivo, novos clientes em potencial provavelmente confiarão nas opiniões de outras pessoas que têm experiência em usar seu produto ou serviço. O feedback de usuários anteriores é um componente muito importante de uma presença de marketing digital.

 

De acordo com dados coletados pela empresa de software de avaliações Trustpilot, 89% dos consumidores globais verificam avaliações online como parte de sua jornada de compra online. Sim, isso significa que a maioria dos consumidores faz suas pesquisas online antes de gastar dinheiro, e é aí que o valor das boas avaliações dos clientes pode ser visto.

Refine sua presença digital através desses 3 pilares

A presença digital requer refinamento. As preferências e percepções do cliente são formadas em grande parte por suas interações com os elementos acima de uma presença digital. Para garantir que você cause o impacto desejado, certifique-se de que sua presença digital:

É unificada e consistente: uma presença consistente é fundamental para o reconhecimento e o recall da marca. O mesmo esquema de cores que você usa em seu site deve ser usado em seu perfil de mídia social e em seus ativos de conteúdo. Slogans, imagens, tom e estilo e outros aspectos do marketing digital precisam ser alinhados em todas as plataformas e canais.

Leva em consideração o offline: às vezes, as interações físicas com os clientes podem afetar sua presença digital. Pense em um showroom ou varejo interativo: estes dependem de uma presença física e digital que funcionam como uma só. As interações com o atendimento ao cliente também podem informar as avaliações geradas pelos usuários, que por sua vez podem apoiar ou prejudicar sua presença na web. Prepare-se para todas essas interseções de presença digital e física para construir uma marca resiliente.

 

É otimizada para dispositivos móveis: até mesmo a presença digital mais cuidadosamente elaborada pode ser prejudicada pelo baixo desempenho em dispositivos móveis. As páginas do site que não são otimizadas para smartphones ou tablets podem frustrar os clientes. No entanto, o celular também apresenta oportunidades, não apenas desafios, principalmente em relação a aplicativos, pesquisa local e presença na mídia social.

 

Por fim, tenha consciência de que uma presença digital estática é uma receita para a estagnação da marca. Os algoritmos dos mecanismos de busca e as preferências dos clientes mudam o tempo todo, por isso sua marca precisa se manter atualizada com uma presença digital relevante. Isso significa prestar atenção às tendências de UX (experiência do usuário) e outros desenvolvimentos que afetam a maneira como sua presença digital é entregue e refinada.

 

Uma presença digital, assim como plantas, prospera com atenção e carinho. Com o tempo, você pode criar uma presença online que leva sua marca ao topo das mentes dos clientes ou páginas do Google.





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