Ser dono do seu tempo, escolher com quem vai trabalhar, alcançar uma qualidade de vida melhor e ter mais independência são algumas das vantagens de quem tem um negócio.
Empreender está no sangue do brasileiro, não à toa somos um dos países do mundo com o maior número de empreendedores.
Vemos negócios novos surgindo todos os dias, com a mesma intensidade outros fecham as suas portas. Os desafios para abrir e manter uma empresa são grandes.
Com pouco capital as dificuldades aumentam. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso se dedicar muito para que alcançar o sucesso e ter o retorno esperado.
Mas, é possível começar um negócio bem sucedido com pouco investimento, sim!. A seguir, veja algumas dicas valiosas para que a sua ideia saia do papel e o seu plano se concretize.
1. Planejar é o primeiro passo
Independente do tamanho do seu negócio a dica, talvez a mais importante, é planejar. Se você tem pouco dinheiro para começar, planejar cada passo e centavo investido é a nossa grande dica.
Abrir um negócio é um caminho com muitas armadilhas que você deve evitar.
Muitos projetos não seguem adiante por falta de planejamento, os custos iniciais ou para manter o empreendimento acabam sendo muito maiores do que os imaginados.
Isso acaba por inviabilizar o projeto ou, muitas vezes, faz o empreendedor recorrer a empréstimos não planejados, gerando gastos extras e apelando a juros altíssimos.
Monte um plano de negócios bem detalhado, não seja superficial nessa etapa, se necessário, solicite ajuda.
Segundo o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - apenas 23,4% das empresas sobrevivem no Brasil após os 2 anos e a falta de planejamento é o principal motivo que gera isso.
Aliás, o SEBRAE pode ser um grande aliado com esse planejamento, eles contam com especialistas no assunto e podem orientar você em relação a várias questões relacionadas a empreendedorismo.
2. Conheça o MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é um regime tributário que facilita a vida do micro empresário. Tem custo de abertura zero e baixo custo de manutenção.
Qualquer pessoa que se enquadre nos requisitos pode utilizar o MEI. Para saber mais detalhes do programa, acesso o Portal do Empreendedor.
De forma geral, para utilizar o MEI, o empresário deve:
- Faturar no máximo R$81.000,00 por ano;
- Não ser proprietário ou sócio de outra empresa;
- Ter no máximo um empregado.
Além desses requisitos, a atividade executada deve se encaixar na legislação do MEI. Você pode consultar quais são na Resolução CGSN. nº 140, no anexo XI.
Sempre que possível, utilize o MEI, ele facilita as suas finanças e evita gastos com um contador.
3. Reconheça o seu tamanho
Começar pequeno não é vergonha para ninguém. Várias empresas começaram suas trajetórias de forma bem tímida e hoje faturam milhões.
Evite iniciar seu negócio com dívidas, foque no que é essencial para a sua empresa e para o seu cliente.
Com contas mais enxutas no começo você terá tempo para ir conhecendo melhor seu mercado, a demanda e o retorno que sua empresa está conseguindo.
Conhecer bem a sua empresa permite se planejar com mais exatidão e ir crescendo conforme o seu faturamento aumenta.
4. Invista em um Mercado de nicho
A maioria dos mercado tem muito concorrência e empresas já consolidadas, um nicho específico pode evitar que você entre nessa briga injusta por clientes.
Um exemplo é a área de food service, sabemos que existem restaurantes em todos os lugares e com marcas muito forte. Focar no mercado vegano pode ser um diferencial.
Em nichos específicos a concorrência é menor, fidelizar os clientes é mais fácil e você pode se destacar mais rápido.
Ganhando nome e mercado você pode expandir para outros nichos e conquistar ainda mais clientes.
5. Que tal, Home Office?
Trabalhar em casa pode ser uma excelente opção para seu primeiro negócio. Com o sucesso da internet, cada vez mais pessoas trabalham em casa e as alternativas para empreender são inúmeras.
Veja aqui 7 ideias de negócios online para começar a empreender e com baixo investimento.
Com o home office você elimina ou diminui várias despesas como aluguel, luz, internet, transporte e alimentação e começa sua empresa com investimento mínimo.
6. Fuja dos juros altos
É muito comum os empresários recorrerem a empréstimos para abrir um negócio. O ideal é optar por uma instituição que oferece uma taxa de juros baixa.
Se você realmente quer empreender pegando empréstimos, a dica é conhecer bem as opções existente no mercado e analisar cada detalhe dessa operação antes de assinar qualquer contrato.
O Banco do empreendedor dispõe de uma linha de crédito com TAXA ZERO de juros. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, SEBRAE/SC e AMCRED/SC para incentivar o empreendedorismo no nosso estado.
O Juros Zero é destinado para os integrantes do MEI, tem valor máximo de R$3.000,00 pago em 8 vezes. A última parcela é referente aos juros.
Pagando em dia as 7 primeiras parcelas, você é bonificado na oitava, o estado assume essa parcela final através do BADESC.
Vale a pena conhecer melhor o Juros Zero e outras opções de crédito disponíveis no Banco de Empreendedor.
7. Procure bons fornecedores
Lucrar está mais ligado com o controle de custos do que com o aumento de vendas, como a maioria pensa.
Para maximizar a sua margem de lucro compre de quem tem o melhor preço, mas não abra mão da qualidade.
Um erro comum é não pesquisar a fundo quem pode fornecer para você. Muitos compram de empresas que estão mais perto por comodidade e não negociam bem os preços.
Não tenha preguiça nessa hora, o fornecedor certo pode ser um grande aliado do seu sucesso.
Sempre que der compre direto de quem produz, normalmente o valor praticado é menor e o lucro que seria destinado aos fornecedores intermediários passa a somar com a sua receita.
Dicas para empreender com sucesso
1. Busque separar as suas finanças pessoais e as da empresa, esse é um erro que muitos empresários cometem e acaba atrapalhando o controle das contas e para onde o dinheiro está realmente indo.
2. Busque capacitação constante, tanto na área que sua empresa irá atuar como em gestão. E o principal, seja apaixonado por conquistar e reter clientes.
3. Muitas empresas focam demais no produto ou serviço e esquecem do que realmente é o mais importante, as pessoas!
4. Saiba quem são seus clientes, estude o perfil deles e a melhor forma de conseguir se comunicar e chamar a atenção deles.
Foque nessas dicas para ter sucesso no seu empreendimento e não desista do seu sonho, empreender é sinônimo de perseverança.
Lembre-se, quem empreende tem o poder de mudar o mundo ao seu redor.