Boas práticas de bom atendimento ao cliente para implantar na sua empresa



 

Se você está buscando por melhorias no atendimento ao cliente e precisa de uma orientação nessa busca, nesse texto vamos dar as dicas mais relevantes quando falamos em melhorar a qualidade no atendimento. 

 

Oferecer um bom produto ou serviço não é garantia de sucesso para as empresas nos tempos atuais. O bom atendimento e a experiência de compra são fatores que têm grande peso na satisfação dos clientes.

 

Ao decidir se faz a compra ou não, o cliente levará tudo em consideração, por isso você deve ter um atendimento de excelência, para se diferenciar das outras empresas. 

 

Os clientes estão cada vez mais preparados e chegam às empresas cheios de informações sobre o seu produto, serviço e dos seus concorrentes.

 

O segredo principal para ter um atendimento que faça a diferença é colocar o cliente no centro de tudo, pensar na experiência que ele tem em cada ponto de contato com a sua empresa. 

 

Mapear esses pontos de contato é de suma importância, para identificar e evitar gargalos, visando bom fluxo na jornada do seu cliente e atendê-lo de maneira mais eficiente.

 

Um atendimento rápido também não deve ser sinônimo de qualidade, nem todos os clientes são iguais, e alguns necessitam de mais atenção e gostam de ter um contato maior na hora da compra.

 

Foque em ter um atendimento personalizado, que entenda o seu cliente e se preocupe com cada um deles. Cada cliente é único e todos são importantes. 

 

Além do cliente, se preocupe com a sua equipe que realiza o atendimento. Deve manter sempre com muita simpatia e prestatividade, para isso, mantenha-a motivada.

 

A qualidade técnica do seus atendentes e o quanto eles conhecem o seu produto são outros fatores que importam muito, por isso tenha uma equipe bem capacitada. 

 

Empresas que mais se destacam no mercado possuem os clientes mais satisfeitos, e compartilham de boas práticas para um atendimento impecável. Dentre elas destacamos 6 para implantar na sua empresa.

1 – Realize uma pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado ainda é uma das principais dicas para ter o atendimento adequado. Muitas falham na hora de atender as expectativas de seus clientes por não conhecerem exatamente o que buscam.

 

Uma boa pesquisa de mercado focado no seu público alvo te ajuda a adaptar as melhores práticas já existente à realidade da sua empresa, atendendo as reais necessidades do cliente. 

 

2 – Capacite seus colaboradores

Uma equipe capacitada faz a diferença. Invista no treinamento de seus colaboradores para que eles desenvolvam suas técnicas de atendimento e de vendas, e o conhecimento do seu produto.

 

Um atendimento ruim é um grande problema, maior que a perda daquela venda ou cliente em si. O cliente insatisfeito pode propagar sua experiência, gerando um marketing negativo. 

 

Com o alcance das redes sociais, um comentário negativo pode ser o suficiente para abalar seu empreendimento. Certifique-se que todos da sua equipe estão alinhados e oferecendo o atendimento esperado.

 

3 – Acompanhe as tendências do mercado

O mercado consumidor evolui, alteram seus gostos e necessidades. O produto/serviço que hoje é uma febre amanhã pode ser inútil. Você deve estar de olho nessas tendências.

 

Acompanhar as tendências do mercado consumidor, visando se adaptar e inovar são o que vão garantir vida longa a sua empresa. As demandas de atendimento também sofrem essa alteração.

 

Busque entender quais os melhores canais para atender seus clientes, as compras online crescem em ritmo acelerado, e são uma ótima alternativa para diversificar o seu atendimento.

 

Ofereça opções para o seu cliente, para que ele use a que mais se identifica. As formas de pagamento devem seguir a mesma evolução. O pagamento é um momento importante e não deve ser negligenciado. 

 

4 - Monitoramento constante

 

Criar um atendimento de qualidade é um grande desafio, mas manter a qualidade ao longo do tempo é um desafio ainda maior. Devido a troca de funcionários e as novas tendências que surgem, a qualidade pode oscilar. 

 

Para avaliar como anda a qualidade do seu atendimento realize teste periodicamente. Se houver queda na satisfação dos seus clientes, busque entender melhor a origem do problema.

 

Uma vez entendendo exatamente o que está acontecendo, você deve solucionar o problema imediatamente e tomar medidas para que não volte a ocorrer. A necessidade de aplicar esses testes se mantém ao longo do ciclo de vida da sua empresa. 

 

Os teste são importantes para validar se as mudanças incorporadas impactaram positivamente ou não na visão do seus clientes. Cliente em primeiro lugar sempre!

 

Teste também como anda o conhecimento da sua equipe, as técnicas de atendimento, se estão atualizados com as novidades do mercado, se sentir necessidade busque capacitá-la.. 

 

5 - Tenha atendimento consultivo

 

Se preocupe primeiro em entender as necessidades do seu cliente, preste atenção no que ele diz, para isso esqueça da venda nesse momento, foque em ouví-lo. 

 

Essa é a essência do atendimento consultivo, entender as reais necessidades do seu cliente. Ser muito mais um consultor atrás da melhor solução, ao invés de empurrar uma compra.

 

Em vendas consultivas você desenvolve um bom relacionamento com seu cliente, em um diálogo que explore o que ele tem para falar. Dessa forma a venda ocorre naturalmente.

 

Ouvir melhor o seu cliente pode te ajudar:

- Vender o produto/serviço certo

- Vender um produto de maior valor, se for melhor para ele

- Atender as reais expectativas do seu cliente

- Clientes mais satisfeitos

- Clientes mais fidelizados

 

6 - Bom relacionamento com seus clientes

 

O atendimento não acaba com a compra, ou fechamento de um contrato. O pós venda é tão importante quanto a venda, as empresas que possuem um bom pós venda possuem um relacionamento muito melhor com seus clientes. 

 

Além de aproximar os clientes com a sua marca, fortalecendo esse relacionamento. O pós venda é um ótimo momento para solicitar feedbacks de seus clientes.

 

O feedback é uma ferramenta importante em todas as organizações, somente ouvindo seu cliente para identificar falhas e pontos de melhorias. É o melhor aliado para entender e desenvolver seu atendimento. 

 

Não deixe de observar como os seus concorrentes atuam, entenda o que eles fazem de errado para evitar, e o que fazem de bom para aprender. Não aprenda para copiar. Seja criativo, aprenda para se diferenciar. 

 

A criatividade é uma vantagem para qualquer empreendedor, use da sua criatividade para implantar essas dicas da melhor maneira na sua empresa. Boas vendas!





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