O plano de negócios é o guia que vai orientar toda a sua empresa, além de ser, uma ferramenta importante para conseguir apoio e investimento. Saiba aqui quais são as perguntas indispensáveis que um plano de negócios precisa responder.
Se você chegou até aqui, é porque sabe da importância e está querendo montar ou aprimorar o plano de negócios da sua empresa. Com essa leitura você vai entender a importância e como fazer um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento, minuciosamente detalhado, que descreve todas as etapas que fazem parte ou envolvem o seu empreendimento.
É um atestado para você mesmo e para futuros parceiros da viabilidade da sua ideia. É um documento importante, que deve ser apresentado caso precise conseguir investidores.
Deve conter análises de mercado, econômicas e processuais. Além de todos os dados técnicos do seu negócio e sócios envolvidos. Elaborar um plano de negócios leva tempo e você deve executá-lo com bastante atenção.
Um plano de negócios completo é um aliado importante para o sua empresa. Ele te ajuda com:
- Simulação de cenários: Imaginar futuros cenários para a sua empresa. Considerando cenários favoráveis ou não, para analisar o que possui de vantagem e desvantagem em cada um deles, identificando oportunidades e ameaças.
- Prevenção de riscos: A simulação de cenários te ajuda a identificar riscos no futuro da sua empresa. Com essa informação pode-se criar planos para evitar, controlar e solucionar essas adversidades.
- Correções estratégicas: No plano de negócio você viabiliza cada etapa do seu projeto, e quais resultados deve alcançar em cada um deles. Se algo não for como o esperado, você tem material para repensar o seu planejamento estratégico, modelo de negócios e as metas.
Devido a sua importância, alguns itens não podem faltar. Separamos aqui um passo a passo de como você pode montar o seu, e o melhor, com as principais perguntas que um plano de negócios precisa responder.
Sumário: É a apresentação do seu plano de negócios, aqui é importante conter diversas informações da sua empresa como:
- Missão, visão e valores;
- Endereço;
- Informações dos sócios;
- Quadro de funcionários;
- Produtos e serviços oferecidos, com o benefício que eles entregam;
- Objetivo da empresa e como ela se destaca no mercado.
O plano de negócios não possui um modelo padrão, mas é importante que ele responda algumas perguntas no seu desenvolvimento. Essas perguntas são:
1.Qual a análise de mercado?
A análise de mercado é uma etapa crucial para o desenvolvimento do seu plano de negócios. É com essa análise que você vai ter insumo para responder as outras perguntas que são essenciais.
Essa análise te orienta quanto a regulamentação do mercado, clientes e concorrentes, e se o momento é o favorável para se inserir nesse mercado. É essencial para validar se o seu empreendimento é de fato viável.
2.Qual sua segmentação de clientes?
A segmentação de clientes serve para identificar o seu público alvo e conseguir engajar melhor eles com a sua empresa. Entender o que mais atrai e gera satisfação neles. Aqui é importante você saber:
- Qual a sua persona, o cliente ideal;
- Informações gerais, como faixa etária, escolaridade, gênero e classe social;
- São pessoas físicas ou jurídicas;
- Seus hábitos de consumo, como e onde compram;
- Quais suas necessidades;
- Que tipo de mídia consomem;
- O que gostariam de comprar.
Essas perguntas ajudam a conhecer melhor o seus clientes. Com essas informações você consegue elaborar campanhas mais direcionadas e com melhores resultados, além de identificar se seu produto ou serviço precisam de melhorias.
3.Quem são seus fornecedores?
Aqui muito mais que responder quem são seus fornecedores, você precisa saber detalhes desse fornecimento que serão importantes para você planejar o seu plano de negócios e como será o dia a dia da sua empresa.
Além de preços, você deve observar a qualidade dos produtos, cumprimento de prazos de entrega, condições de pagamento e credibilidade da marca. Essas informações permitem você planejar melhor a rotina da sua empresa e que prazos poderá oferecer aos seus clientes.
4. Quem são seus concorrentes?
Conhecer quem são seus concorrentes pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Não com o intuito de entrar em uma guerra entre marcas, mas para aprender e conhecer melhor o seu mercado.
Ao analisar seus concorrentes, pode-se aprender com os erros deles e evitá-los. Além de identificar quais são seus pontos fortes, visualizando oportunidades para se destacar, ganhando mais mercado.
5.Qual seu plano operacional?
O plano operacional é como a sua empresa funcionará. Aqui é necessário ter um bom conhecimento de todos os processos envolvidos. Você precisa saber:
- Qual o seu ciclo de vendas ou de prestação de serviço;
- Quantos funcionários precisará;
- Cargos na sua empresa e qual o grau de capacitação para ocupá-los;
- Capacidade de armazenar e distribuir produtos;
- Recursos para iniciar sua produção, como equipamentos, por exemplo.
6.Qual seu plano de marketing?
Aqui você deve ter muito claro o que está vendendo e para quem. O marketing é o que vai levar a informação que você deseja até o seu cliente. Se o preço é o seu diferencial, o seu marketing precisa passar essa informação.
Por outro lado, se o preço não é algo que chama atenção para o seu produto, o seu marketing deve focar em outros atributos, que possam atrair mais a atenção dos seu público alvo. Alguns exemplos são: qualidade, durabilidade, exclusividade, sustentabilidade, etc.
O seu plano de marketing deve conter uma ficha técnica, com todas as especificações do seu produto/serviço e marca, como: cor, tamanho, tipo de embalagem, preço, benefícios, entre outras características do seu produto ou serviço.
É o seu plano de marketing que vai direcionar suas campanhas. Ele é fundamental para otimizar suas campanhas e gerar um aumento nas vendas.
7.Qual seu investimento total?
Para ter uma resposta exata para essa pergunta, você deve ser muito criterioso ao levantar todos os gastos que já teve e que terá. Aqui muitos empreendedores erram por negligenciar gastos.
Para ajudar você com essa resposta e garantir que nada seja esquecido, é bom separar em 3 categorias os seus investimentos.
- Investimentos fixos: São todos os bens que precisam ser adquiridos para dar início a sua empresa, além dos gastos fixos de todos os meses. Aqui entram: equipamentos, utensílios, salários.
- Capital de giro: Esse é um investimento para garantir que a sua empresa funcione mês a mês. É o valor referente a pagamento de fornecedores e giro de estoque.
- Investimentos pré-operacionais. É a soma de todos os investimentos feito para poder iniciar a atividade da sua empresa. Aqui contabilizamos as reformas, taxas e licenças para abrir a empresa, por exemplo.
É comum novos empreendedores se endividarem por não calcular com exatidão todos o investimentos necessários para abrir uma empresa.
Tenha a resposta para essa pergunta antes de sair gastando o seu dinheiro. O seu investimento total será a soma dessas 3 categorias de investimentos.
8.Por quais cenários sua empresa passará?
Essa é uma pergunta que não tem uma resposta certa, até porque estamos falando aqui de simulações de cenários. Lembra do começo do texto que esse é um dos benefícios de um plano de negócios?
Para ter esse benefício, ele precisa estar inserido no seu plano de negócios. Aqui você deve levantar todas as hipóteses de cenários que a sua empresa poderá enfrentar. Sejam eles positivos ou não.
Aqui você deve identificar tudo que pode dar certo ou errado na rotina da sua empresa. Além de já pensar em planos para evitar e contornar esses cenários. Sempre atento às oportunidades e aos impactos que podem atingir seus negócios.
9.Apêndice
Essa é uma parte do seu plano de negócios para você inserir arquivos, estudos, conteúdos, tudo que possa ser relevante e enriquecer o seu plano de negócio.
Lembre-se: O plano de negócios é um documento que vai ser compartilhado, principalmente para possíveis investidores ou sócios. Ele deve ser bem escrito e objetivo. Usar dados confiáveis gerará mais credibilidade.
É importante testar o seu plano de negócios. Na prática as coisas pode ser bem diferentes. Por fim, o plano de negócios é que vai dizer o que sua empresa realmente é, faz e como faz.
Separamos aqui um roteiro de perguntas mais completos, feito pelo Sebrae, que servem para diagnosticar o seu plano de negócios, veja clicando aqui.
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