(Texto Aline Santos)
O microempresário individual Vicente Pozzobon é uma pessoa cheia de histórias, vivências e sabedoria, daqueles clientes-professores, que nos ensinam muito sobre a vida pela longa estrada que já percorreu. Ele trabalha há muitos anos com embarcações, seu filho, inclusive, mora em um barco, uma paixão de família.
Além das embarcações, trabalhou também com cinema, e em 2014 decidiu unir seus saberes e levar a arte e cultura cinematográfica para pequenas comunidades isoladas do litoral, de difícil acesso por terra, através do projeto “Terra à Vista”. A embarcação usada para o projeto foi o veleiro “Igaraçu”, um projeto francês dos anos 80, que passou por uma longa reforma feita a partir da reciclagem, adaptação de peças e matérias primas. Teve suas velas, toldo e mobiliário feitos no quintal da casa do seu Vicente.
Com uma equipe inspiradora e unida, em 14 de maio de 2014 foi lançado ao mar, saindo da praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, em uma noite tranquila de lua cheia, repleta de expectativas e euforia rumo a Baía de Camamu – BA, respeitando o tempo, o vento e as marés, sem datas específicas de partida e chegada.
A Baía de Camamú foi escolhida devido ao difícil ou ausente acesso por terra, estas localidades são conhecidas como “beiradas” pela população local, e também, pela sua forte ligação com a vida marítima, buscando levar o cinema e o cineclubismo às populações com a exibição de filmes de produção nacional e latino-americana. Bem como valorizar o uso das embarcações tradicionais e os seus modos de construção nos dias atuais, visto que sendo a confecção artesanal valorizada e registrada poderá ser difundida a outas comunidades, garantindo sua permanência e multiplicação.
Para tal, todo o roteiro foi registrado através de diários de bordo, entrevistas, fotografias e produção audiovisual, resultando em um livro-dvd intitulado “Deixa-me viver” que foi enviado a todas as comunidades contempladas no projeto, democratizando e socializando a cultura artesanal da construção de barcos e, ao mesmo tempo, despertando o senso crítico e universalizando o conhecimento através do cinema, proporcionando uma relação mais justa, humana e solidária entre estas pessoas.
O projeto “Terra à Vista” é um misto de encanto, poesia, intercâmbio de vidas, saberes e sonhos, que com certeza servirá de ponto, rede e nó para novos projetos, feitos por pessoas que fazem a diferença.
O MEI reside na praia da Armação, e hoje, após um tempo no mar, “pisa em terra firme, ainda com o balanço das ondas nos pés” e continua fazendo o que ama, reformando embarcações, mantendo uma cultura e passando seu conhecimento, valores e práticas de geração a geração.
O microempresário individual Vicente Pozzobon é cliente do Banco do Empreendedor, atendido pela Agente de Crédito Aline Martins Santos, da unidade Sede, Regional Grande Florianópolis.