Aprenda como começar a vender online



 

Muitas empresas buscam nas vendas online a saída para a crise causada pela covid-19. Já para os iniciantes, a internet é uma maneira prática e barata para começar a empreender. Independente de qual seja o seu caso, confira aqui tudo o que você precisa saber para começar a vender online.

 

Saber vender pela internet sempre foi importante. A principal vantagem é que a internet não tem limites, ou seja, uma pequena empresa de uma pequena cidade pode vender para o mundo inteiro, algo antes quase impossível. 

 

A internet deu voz para o pequeno empreendedor, além de ferramentas para que pudesse ganhar seu espaço em mercados cada vez mais concorridos e desafiadores. Inovar, gerar valor, entender o cliente e saber vender são pontos fundamentais para o empreendedor que almeja esse espaço na internet.

 

Para o empreendedor iniciante a internet é um campo super indicado para dar seus primeiros passos. As principais vantagens de começar a empreender online são redução de custo e maior alcance de mercado. 

 

Gastos fixos como aluguel, luz, reparos, móveis, entre outros são eliminados começando um negócio 100% online. Se você não sabe como abrir um negócio com pouco dinheiro, começar um negócio online pode ser a solução. 

 

Separamos 7 ideias de negócios online para começar a empreender  para ajudá-lo a entender ainda mais sobre as possibilidades de negócios na internet.

 

Apenas estar na internet não garante sucesso nenhum, pelo contrário, o trabalho é tão pesado quanto. Começar um negócio sempre é um desafio, mas se torna mais fácil se você seguir alguns passos, leia nossas 8 dicas essenciais de como empreender do zero e saiba como. 

 

As empresas já estabelecidas viram nas vendas online a salvação para conseguir manter suas atividades durante a crise causada pela covid-19. Essa mudança exigiu muita adaptação para trazer para o virtual a qualidade das lojas físicas. 

 

A verdade é que hoje praticamente todas as empresas estão na internet e apesar de poder atingir mais público, a concorrência também é maior. Por isso diferencie-se sempre. 

 

Entenda mais a importância e dicas para se destacar na internet lendo como o delivery e vendas online podem ser a solução em tempos de coronavírus. Vender online deixou de ser o futuro das empresa e virou o presente! 

 

Se você é novo nesse mundo de vendas online e não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe! Continue essa leitura e aprenda o que  precisa saber para começar a vender online. 

 

1.Redes socias

 

A maneira mais prática de começar a vender online é através das redes sociais. Quase todas as pessoas estão em alguma rede social. Por isso, não é difícil alcançar milhares de contas e se comunicar diretamente com um grande público. 

 

As redes sociais aproximam os negócios com os clientes, e se bem utilizadas podem impulsionar muito suas vendas. Facebook, Instagram e Whatsapp são as principais delas. Leia a partir de agora como é fácil começar a vender através delas.

 

1.1Facebook

 

No Marketplace (plataforma onde vendedores oferecem seus produtos e serviços a potenciais compradores) do Facebook você pode anunciar qualquer produto novo ou usado, inclusive em grupos específicos, como grupo de classificados, por exemplo. Para essas opções você pode utilizar sua conta pessoal, porém é uma opção bem limitada. 

 

O ideal é criar uma conta no Facebook Negócios em menos de 5 minutos e ter uma loja gratuita no Facebook. Através de anúncios pagos, os famosos FaceAds é possível impulsionar suas postagens, alcançando mais pessoas e até anunciando para grupos específicos para o seu negócio. 

 

O Facebook é ótimo para expor seu produto/serviço e se comunicar com seu cliente, mas a venda de fato não é feita pela plataforma, é necessário que utilize um outro canal de pagamento.

 

Essa é uma boa opção para quem realmente está começando e ainda não atende um grande volume de clientes. 

 

1.2Instagram

 

No Instagram você também precisa criar uma conta comercial, de maneira simples, para utilizar as funcionalidades específicas do Instagram para vender seus produtos.

 

Você pode vincular sua conta pessoal com a comercial e também com a do Facebook. O Instagram é o universo das fotos, então suas postagens devem se destacar, atraia curtidas e visualizações para aumentar o seu engajamento nessa rede e aproveite para vender os seus produtos.

 

1.3Whatsapp Business

 

O Whatsapp Business é uma versão do famoso Whatsapp, usado para falar com amigos e familiares, porém com ferramentas valiosas para o seu negócio. 

 

Com ele é possível se comunicar diretamente com grupos de clientes, enviando catálogos, promoções, campanhas direcionadas, além de ser uma excelente canal de atendimento e suporte ao cliente. 

 

No WhatsApp Business você consegue colocar etiquetas nos seus contatos. Com essas etiquetas você consegue lembrar em qual etapa da venda esse cliente está. É quase um CRM.

 

2.App de Delivery e Logística

 

Uma outra maneira de vender online sem precisar de um domínio para sua loja virtual é através de aplicativos de delivery ou logística. Alguns aplicativos famosos são específicos para entrega de comida, mas há opções para se entregar quase todo tipo de produto.

 

A vantagem dessas plataformas é que o pagamento pode ser feito através delas e na maioria das vezes, a logística da entrega também pode ser terceirizada. Assim, você foca seu tempo e energia com outras atividades que precisam da sua atenção. 

 

Os aplicativos também funcionam como excelentes vitrines, mas também apresentam seus concorrentes para seus clientes, por isso busque se destacar dentro dos aplicativos., chamando a atenção do seu cliente e assim fidelizá-lo com a sua marca. 

 

3.Marketplace

 

O Marketplace é como um grande shopping na internet. Neles o consumidor pode encontrar diversos produtos, de diversas marcas, todos em um só lugar. Assim são os principais Marketplace no Brasil, como é o caso do Magazine Luiza e das Americanas.com.

 

Basta cadastrar o seu negócio e aguardar a aprovação pela loja. Logo em seguida o seu produto será divulgado e comercializado por eles. A venda é feita pelo próprio site. 

 

A vantagem é que empresas pequenas conseguem ganhar destaque na internet ao publicar no site dessas grandes lojas, que naturalmente atraem muitos visitantes, por estarem sempre no topo dos sites de buscas, aumentando as suas chances de vendas. 

 

4.E-commerce

 

No e-commerce não se trata apenas de  expor um produto, mas de ter uma loja completamente sua na internet, podendo expor todos seus produtos e colocando a cara da sua marca no site. 

 

Quando você atrair um cliente para sua loja, por um momento a atenção dele está somente na sua marca e no seu produto, abandonando a concorrência que os demais canais naturalmente carregam. 

 

Por isso um e-commerce é uma maneira de vender online um pouco mais complexa, demanda mais trabalho, é necessário desenvolver um site, pagar pelo domínio (endereço do site) e pela manutenção do mesmo. Mesmo assim são custos baixos se comparados ao de abrir um negócio físico.  

 

Para que seu site tenha um retorno rápido é importante investir em marketing e conteúdo. Essas são maneiras orgânicas para atrair mais fluxo para o sua loja virtual.

 

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Agora que já viu que é fácil começar e não precisa de muitos recursos para começar a vender online, vá em frente com o seu objetivo e aposte em sua ideia.





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