O Networking é uma ferramenta indispensável no mundo dos negócios. Saiba como usá-la para impulsionar o sucesso do seu empreendimento.
Vamos começar ressaltando que networking não se trata da quantidade de pessoas que você conhece, mas sim de conhecer pessoas com propósitos e objetivos profissionais similares aos seus.
O grau de contato e como mantemos essa relação viva, são questões importantes para se ter um bom networking e tirar proveito dele, fazendo dele um aliado para o crescimento dos seus negócios.
Continue lendo para entender como funciona essa rede de relacionamentos.
O que é Networking?
Antes de seguir, vamos ter bem definido o conceito de networking. Ele tem origem na tecnologia da informação e significa, basicamente, uma rede de computadores interligados.
Já no mundo dos negócios, o termo networking é designado para se referir a uma rede de contatos profissionais que trocam informações entre si motivados por interesses mútuos.
Se analisarmos bem o conceito apresentado na frase acima, podemos extrair dele todos os pontos que você deve prestar atenção ao montar seu networking.
Construindo seu Networking
Rede de contatos: essa é a base da construção do seu networking. Esse contato vai além de adicionar alguém em sua rede social, você precisa realmente conhecê-la.
Já adiantamos que o foco não está na quantidade das pessoas que você conhece, mas é interessante possuir uma rede bem ampla para estender também as suas oportunidades.
Em eventos procure estar próximo de pessoas desconhecidas e interaja com elas. Saia da sua zona de conforto e dos grupos formados apenas por pessoas conhecidas.
Não tenha medo de conhecer pessoas novas. E nem espere ocasiões especiais para aumentar a sua rede. A construção do networking pode e deve ser um exercício diário!
Converse com as pessoas ao seu redor, busque se interessar pelo o que elas fazem, toda conversa pode ser um aprendizado. Você pode estar rodeado de oportunidades que nem imagina!
A faculdade, os cursos e o ambiente de trabalho são ótimos lugares para você expandir sua rede de contatos. Procure participar de projetos variados e busque executá-los com pessoas que você não tem muita intimidade.
Assim, você conhece melhor quem são os seus colegas e tem a chance de melhorar o seu relacionamento com cada um deles.
Mantendo o Networking
Seguindo o conceito de networking, são profissionais que trocam informação entre si. Essa troca de informação é o que mantém o seu networking ao longo do tempo.
Essa troca pode ir desde o compartilhamento de conteúdos de interesse em comum, indicação de cursos e eventos, troca de conhecimento e também de ideias.
Para que essa troca ocorra de maneira orgânica, é necessário que a outra pessoa também tenha interesse que você faça parte do networking dela.
Para isso, é crucial despertar o interesse na outra pessoa. Converse com ela e tenha interesse em ouvi-la. Faça perguntas ao invés de falar de você. A vontade de conhecer o outro tem que ser maior que a de ser conhecido.
Essa troca de informações de forma formal, ou não, é que estreita as conexões na sua rede, o grau do relacionamento.
Quanto maior a conexão com uma pessoa, maiores as chances de você ser lembrado para uma oportunidade futura por ela, ou de fecharem parcerias, sociedade ou até mesmo contratar os seus serviços.
Separamos aqui algumas dicas que são importantes para você desenvolver e manter conexões no seu networking.
1.Não olhe as pessoas como concorrentes.
Mesmo sendo alguém com um negócio na mesma área que a sua, você não deve enxergá-lo como concorrente. Não é dessa forma que seu negócio irá prosperar.
As pessoas devem ser vistas como parceiros. E mesmo um concorrente pode ser uma parceria interessante e uma troca de informações valiosas, que pode agregar a ambos.
Para isso não tente mostrar que sua empresa é melhor que as demais, seja humilde, mostre que está em constante evolução. Troque informações relevantes sempre no intuito de ajudar o próximo.
2.Seja interessante para a outra pessoa
Para um networking funcionar de fato, a outra pessoa deve interagir com você. Seja um bom ouvinte e queira realmente conhecer mais da outra pessoa. Sempre que puder, faça perguntas relevantes sobre ela, seu negócio, sua história e fique atento às respostas.
As pessoas se interessam realmente muito mais por quem está interessado em saber mais sobre elas.
3.Pense primeiro no outro
Criar uma conexão pensando apenas em benefício próprio é errado, ela não irá se sustentar. Por isso antes de querer ganhar algo, tenha algo a oferecer, nem que seja uma boa conversa.
Networking não é para você vender a sua empresa, ou se vender, é para você criar conexões naturais, ampliar o número de contatos e em um momento oportuno se beneficiarem disso.
4.Seja um intermediador de pessoas
Como isso? Apresentando um profissional a outro. Essa é uma prática que estreita os seus laços com as duas pessoas e elas também ampliam o seu networking.
Conhecer pessoas bem relacionadas é outra forma de potencializar os ganhos com seu networking. Com essa prática de aproximar as pessoas você contribui para o crescimento das oportunidades de todos os envolvidos.
Essas interações fazem com a sua rede de contatos cresça de forma espontânea.
Aplicando o networking
Nada adianta você conhecer várias pessoas se você não souber se beneficiar disso. Trouxemos aqui alguns pontos em que o networking pode fazer a diferença no mundo dos negócios.
Conhecimento
A troca de informações mantém a conexão ativa. O conteúdo dessa troca é uma fonte rica de conhecimento. Você pode aprender o que outras pessoas estão fazendo e assim aprender algo novo.
Conhecimento vai além dos livros! Está nas experiências que temos. Essas experiências são valiosas! Alguém que já passou pelos mesmos desafios que você, sabe quais caminhos seguir para alcançar o seu objetivo.
Assim você pode ampliar a sua visão de negócios, enxergando pontos e desafios que você não percebia antes.
Marketing
A forma como você ou sua empresa são vistos pode influenciar muito na decisão de compra de um possível cliente. Se relacionar com as pessoas certas e com boa reputação pode agregar valor a sua imagem e consequentemente da sua empresa.
Seja lembrado
Você pode até conhecer a pessoa certa, mas se ela não lembrar de você diante de uma oportunidade, o seu networking não vai ter o sucesso esperado. Não seja esquecido!
Cultive suas relações. Parabenize seus contatos pelo seu aniversário, conquistas e promoções. Isso vai reforçar a sua lembrança para a pessoa.
Vá além das parabenizações. Compartilhe conteúdos que você acha que podem interessar o outro, interaja nas redes sociais e sempre deixando o outro atualizado sobre você e suas mudanças.
Essa atualização é muito importante, pois a oportunidade que não se encaixava antes, pode ser o que você procura hoje. Informe sobre suas evoluções!
Por fim, networking pode ir além de contatos profissionais, gerando amizades genuínas, ultrapassando os limites da sua empresa e podendo ser muito valioso em outros momentos de sua vida.
Seja amigável e aposte no networking para o seu negócio prosperar! Um networking rico e bem alimentado pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional.