Você está em: Conteúdos
Facilidade na emissão de boletos para empreendedores
Facilidade na emissão de boletos para empreendedores
Saiba agora mesmo porque a emissão de boletos pode ser uma ótima opção para o seu negócio. E o preço é muito mais acessível do que você imagina!
A emissão de boletos é uma das formas mais interessantes para movimentar recursos na empresa. Ela simplifica a cobrança e permite melhor controle das finanças. A vantagem é que agora quem émicroempreendedor também pode ter acesso a essa facilidade — e pagando muito menos do que os valores cobrados pelos bancos tradicionais.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae em 2017 sobre o perfil do MEI, constatou que 78% dos entrevistadosa firmaram que a formalização contribuiu para o aumento de suas vendas. Isso quer dizer que, quando o empreendedor conquista seu CNPJ, ele passa mais segurança ao mercado, mostrando profissionalismo aos clientes, que sentem-se mais seguros ao fechar um negócio.
E essa confiança também está relacionada ao boleto. Com a emissão, seu cliente verifica que você trata seu empreendimento com profissionalismo, ao mesmo tempo que facilita o recebimento de valores por parte dos clientes.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre como a Conta Digital EMPREENDE+, do Banco do Empreendedor, pode permitir a emissão boletos a preços super acessíveis, confira agora mesmo o artigo que preparamos. Boa leitura!
O que é o boleto?
Antes de mais nada, é importante que você saiba que o boleto ainda é uma das forma mais tradicionais para cobrança no país. Ele é um título de cobrança emitido pela instituição financeira contratada e que pode ser pago em qualquer instituição bancária ou estabelecimento conveniado.
Até pouco tempo, o pagamento de boletos só poderia ser feito em agências bancárias. Hoje, com o avanço da tecnologia e a ampliação dos modelos de convênio, esse pagamento pode ser feito numa grande rede de locais, como Correios, casas lotéricas, correspondentes bancários, pela internet, utilizando aplicativos de celular (como o EMPREENDE+) e em caixas eletrônicos.
Ele pode ser emitido de forma avulsa ou no modelo de carnê e, em qualquer um dos casos, seus campos específicos garantirão que o valor pago chegue ao destinatário final. Como é um documento bastante estruturado, é comum muitas pessoas terem dúvidas em relação ao preenchimento das informações.
Embora não pareça ser tarefa simples, emitir boletos é um processo prático e que, com o passar do tempo, torna-se natural ao empreendedor. A emissão pode ser feita acessando a conta digital pelo Internet Banking, que organiza os dados sempre priorizando a segurança.
Para o preenchimento, seja por pessoa física ou jurídica, o boleto identificará o cliente no documento, estabelecendo ainda prazos para pagamento e data de vencimento, além de poder optar por descontos se o documento for pago antes de vencer.
Uma vez pago, o valor será creditado no prazo fixado pelo banco em sua conta. No caso do EMPREEENDE+, este prazo é de apenas dois dias, o que permite melhor controle das finanças da empresa, além de garantir melhor fluxo do capital de giro.
Quanto custa a emissão de boletos?
Geralmente, para gerar um boleto, é necessário ter uma conta bancária. No Banco do Empreendedor, esta conta é totalmente digital — o EMPREENDE+ é uma facilidade a mais para quem é empreendedor de micro e pequena empresa.
Enquanto a maioria dos bancos cobram taxas altas sobre a emissão do boleto, e sobretaxa na reemissão do documento quando ele não é pago no dia, com o EMPREENDE+ o valor é taxado em apenas R$ 5 por documento efetivamente pago.
Outro diferencial é que, ao contrário dos bancos tradicionais, que cobram pelo registro do boleto, o que faz o valor final duplicar ou triplicar, no Banco do Empreendedor não existe esta cobrança.
Segurança na hora de cobrar
Uma das vantagens da emissão de boletos também está relacionada à segurança. Isso porque o empreendedor, ao gerar o boleto, precisa identificar e comunicar ao banco dados como nome, CPF ou CNPJ do cliente.
A data limite do pagamento e o valor também precisam estar claros no boleto. Ao se criar o documento, um arquivo será enviado ao banco pelo cedente, que no caso é o emissor do boleto.
Este controle mais rígido permite que o boleto não pago possa ser protestado, desde que o serviço tenha sido realizado ou o produto tenha sido entregue. A exceção ocorre em lojas virtuais ou outros tipos de venda, em que a cobrança é feita antes da entrega do item. Neste caso, como o pagamento é antecipado, o boleto é apenas cancelado e o produto não é enviado ao cliente.
Outra vantagem da emissão de boletos está no melhor controle e segurança de quem cobra, já que utilizando softwares específicos é possível identificar quem pagou, tendo melhor controle sobre entradas e saídas de recursos.
E para quem é cliente EMPREENDE+, existe ainda um serviço complementar, sem custo adicional, que é o envio de alertas por mensagem lembrando a data de vencimento, feito logo após a emissão do boleto.
O envio é feito é três momentos: com uma semana de antecedência ao vencimento, na véspera, e no dia do vencimento. Caso o documento não tenha sido pago, também é enviada uma mensagem após a data, lembrando o cliente que o pagamento do débito não foi efetuado.
Esse serviço de mensagens diminui as chances de esquecimento por parte do cliente, reduzindo a inadimplência.
Tipos de boleto
Como já abordamos, os boletos podem ser emitidos em formato de carnê ou avulsos. No primeiro caso, eles são gerados quando houver uma cobrança recorrente mês a mês, em forma de parcelas. Ele é utilizado principalmente em caso de mensalidades ou vendas parceladas.
Já o formato avulso é usado quando o pagamento será feito à vista, numa única operação. Este modelo é mais usado para cobrança de serviços individuais ou para pagamentos únicos.
As vantagens do boleto
O boleto traz inúmeras vantagens para você que é empreendedor, independente do tamanho da sua empresa. Além de transmitir mais profissionalismo em suas operações, o uso do boleto garante mais tranquilidade em receber valores pelos seus serviços.
Outra vantagem do uso deste modelo de cobrança são as taxas cobradas, se comparadas a outras transações, como o cartão de crédito. O valor a ser pago pelo serviço ao banco é muito menor, além de ser recebido mais rapidamente pelo emissor do boleto.
Além disso, o pagamento via boleto é uma necessidade cada vez maior da população. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 55 milhões de brasileiro sainda não possuem conta em banco. Assim, os chamados “desbancarizados” somam 40% da população brasileira maior de 18 anos.
Desta forma, aqueles que não possuem conta em banco encontram no boleto maior facilidade de pagamento e parcelamento, o que também pode permitir que você amplie suas vendas. Gostou de mais esse benefício do EMPREENDE+ ?
Se ficou interessado, entre em contato agora mesmo com o Banco do Empreendedor ou baixe o aplicativo EMPREENDE+ e veja como podemos contribuir para que seu empreendimento possa acessar também a emissão de boletos.