GERANDO OPORTUNIDADES – “SUCESSO DO MEU NEGÓCIO” – Case segundo lugar/ Março/17



GERANDO OPORTUNIDADES – “SUCESSO DO MEU NEGÓCIO” – Case segundo lugar/ Março/17
 
Texto de Aline Martins Santos
 
O microempreendedor individual Júlio Crepaldi Neto é paraense, nascido no hospital da Cia Vale do Rio Doce, na Região Amazônica e, desde pequeno, tem interesse por ecologia e meio ambiente. É formado em Engenharia Elétrica e trabalha com tecnologia desde sua formação no curso técnico em Eletrônica, em 2003. No ano de 2008, passou seis meses em Vancouver, no Canadá, trabalhando na área e estudando. Foi quando teve seu primeiro contato com energia solar e ficou fascinado. Desde então, passou a concretizar seu sonho: trabalhar com algo que é a base do desenvolvimento sustentável, energia limpa.
Em 2015, quando ainda trabalhava como assalariado em uma empresa que atendia Santa Catarina, com serviços de telefonia e eletricidade, decidiu abrir sua empresa de serviços elétricos. Procurou o Sebrae/SC que lhe orientou sobre questões administrativas e plano de negócios. Comprou seu primeiro equipamento de energia solar e começou com trabalhos sociais, gerando energia para alguns eventos, entre eles, o evento Ecosurf, um campeonato de surfe local da comunidade Vila Cruz do bairro Rio Tavares em Florianópolis. O evento foi realizado 100% com energia limpa gerada pela sua empresa Crepadi Energy, com uma gincana comunitária a fim de promover a limpeza de resíduos (lixo) da praia e a conscientização para a preservação ambiental.
A contribuição da empresa Crepaldi Energy, além de ajudar na instalação elétrica do evento, proporcionou com recursos próprios a utilização de um sistema solar fotovoltaico isolado para fornecer eletricidade ao notebook que registrou as notas dos competidores. A mesma função do sistema utilizado na edição anterior do evento, porém. 26 vezes mais eficiente para a aplicação. Desta forma, o transporte dos equipamentos foi facilitado (considerando o deslocamento nas dunas da praia e com sol escaldante de verão). A instalação foi muito mais ágil e segura, com baterias menores e, sem dúvida, o maior benefício foi a redução no custo total da solução que passou de R$ 2.400,00 para R$ 420,00.
O cliente esteve presente também no projeto de energia solar da Cabana Renault, no evento Casa Cor Santa Catarina 2016. O projeto compacta e completa dentro do conceito de casas nômades, que pode ser transportada para diversos locais, baseada na ideia do estilo de vida de pessoas que vivem “pelo mundo”, com espírito aventureiro e forte conexão com a natureza. Dentre os recursos tecnológicos utilizados para minimizar os impactos ambientais, diminuir o consumo energético e reutilizar materiais e recursos, estava a produção de energia com os painéis fotovoltaicos.
Júlio afirma que o caminho não é fácil, pois trata-se de uma tecnologia em pleno desenvolvimento, ainda pouco conhecida e com “fama” de ser cara. Alcançar seu sonho é um desafio, mas cada passo vale a pena. O MEI tomou seu primeiro crédito junto ao Banco do Empreendedor pois está investindo em um escritório sustentável, que será estruturado em sua casa/laboratório e servirá como showroom, a fim de mostrar aos potenciais clientes que a energia solar está mais próxima do que eles imaginam. Para isso utilizará os recursos do Programa Juro Zero na compra de novos equipamentos que são novidades no setor e irão agregar valor ao seu projeto.
Júlio Crepaldi Neto é cliente do Banco do Empreendedor. É atendido pela Agente de Crédito Aline Martins Santos, da Unidade Sul da Ilha, Regional Grande Florianópolis.




Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens