Saiba como usar indicadores de resultado na sua empresa



 

Compreender o significado dos indicadores de desempenho é muito importante para uma gestão de sucesso. Portanto, vamos ajudá-lo a analisar e escolher indicadores de resultados para aprimorar o trabalho da sua empresa. 

 

Muitas pessoas acreditam que o desenvolvimento de estratégias eficazes pode ser o maior obstáculo da empresa no mercado, mas essas pessoas estão erradas!

 

Na verdade, um dos maiores desafios das empresas hoje é conseguir mensurar os resultados das estratégias aplicadas. Comprovar se aquela estratégia é realmente eficaz na sua empresa.

 

Você sabe como identificar pontos fracos que o impedem de obter melhores resultados? É justamente o uso de indicadores de desempenho que pode comprovar se sua estratégia é eficaz e o quão produtiva ela é para sua empresa.

 

Mas afinal, o que são indicadores de desempenho? Continue lendo nosso artigo que você vai entender mais sobre a importância e os tipos de indicadores que podem ser usados na sua empresa. 

 

O que são indicadores de desempenho

 

Os indicadores de desempenho traduzem todos os resultados da estratégia desenvolvida em números e estatísticas para que, quando a estratégia precisar ser aprimorada, mantida ou eliminada, a empresa possa entender melhor seu desempenho.

 

Indicadores são dados usados ​​como ferramentas de gerenciamento. São indicadores de análise de resultados de diversas áreas da empresa, essenciais para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico.

 

Os resultados dos indicadores de desempenho refletem o estado atual da sua empresa. Por meio deles, você pode encontrar fatores internos e externos que interferem em seus resultados.

 

Importância de usar indicadores

 

Os indicadores são muito importantes para você entender o que está acontecendo com a sua empresa. Além de fornecer informações claras para a gestão do dia a dia da empresa, também fornecem uma base para a análise e evolução dos processos. 

 

Ao determinar o foco por meio de métricas, você pode resolver facilmente esse problema e considerar a inovação do processo. Fica muito mais fácil gerenciar e tomar decisões usando indicadores de desempenho, impulsionando seus resultados. 

 

Quais os tipos de indicadores

 

Existem algumas categorias de indicadores e nós vamos explicar um pouco sobre cada uma delas. Importante: esses indicadores devem ser adaptados para a realidade da sua empresa. 

Os principais indicadores de desempenho são:

 

Indicador  de produtividade

 

Os indicadores de produtividade têm como objetivo avaliar o desempenho e a eficiência dos processos da empresa. Esses processos podem ser gerenciais, táticos ou produtivos.

 

Por meio dele, você pode analisar se há desperdício na linha de produção, ou qual a melhor forma de aumentar a produtividade da empresa.

 

Este indicador de desempenho poderá usar cronogramas, revisões de orçamento de matéria-prima ou prazos de entrega de produto, por exemplo.

 

Além disso, é preciso tempo e paciência para avaliar a produtividade da equipe, portanto, as estratégias de aumento da produtividade também podem demorar mais para se mostrarem eficazes.

 

A produtividade da sua empresa está diretamente relacionada aos resultados alcançados. Por essa razão. este indicador costuma considerar os seguintes fatores para medir a eficiência do processo de produção:

​- Os custos de produção e operação da empresa

- Número de pessoas envolvidas em tarefas que trazem resultados

- Faturamento da empresa

 

Indicador de Qualidade

 

Os indicadores de qualidade medem a qualidade dos produtos, serviços e processos da empresa.

 

Ao contrário dos indicadores de produtividade que visam a eficiência da produção e eficiência do processo, a qualidade pode abranger mais aspectos, e pode avaliar a maneira para sempre formular o melhor processo.

 

Por exemplo, se você produz um alimento,  a qualidade deve vir de todas as etapas, desde fornecedores de matéria-prima, armazenamento, manuseio, produção,  embalagem e entrega. 

 

Indicador de desempenho da equipe

 

O desempenho da equipe é um indicador que afeta completamente os outros. Com ele é possível gerenciar a equipe de forma harmoniosa e eficiente. 

 

É um indicador muito importante, afinal ele serve de base para entender as qualificações técnicas, motivação, eficiência, alinhamento de equipe. 

 

Através da análise desses indicadores você empreendedor pode tomar medidas como implementar novos cursos de capacitação, por exemplo. Engajar e capacitar a sua equipe é primordial para que os indicadores alcancem bons resultados. 

 

Indicadores de desempenho estratégico

 

Esses indicadores focalizam apenas áreas estratégicas, como marketing, vendas e gestão. Por meio deles, é possível saber se a empresa está atraindo mais clientes, realizando mais vendas, se é mais conhecida no mercado, mais tráfego nas plataformas online e assim por diante.

 

Além disso, os indicadores estratégicos estão diretamente relacionados à tomada de decisão da empresa. Portanto, é um dos indicadores de desempenho que mais exige atenção a fatores externos, como entrada de novos concorrentes, análise de fornecedores, mudanças de tecnologia e políticas.

 

Não é um indicador fácil de ser mensurado, pois conta com muitas variáveis externas, mas é importante para ter previsibilidade e planejar melhor os próximos passos. 

 

Indicadores financeiros

 

O último indicador básico é o indicador financeiro. Estes, por sua vez, analisam a situação geral da empresa e o grau de conformidade dos seus processos. Os principais pontos que constituem o indicador são:

 

- Controle dos custos fixos;

- Índice de inadimplência;

- Lucro real da empresa;

- Faturamento da empresa em um determinado período.

 

Os indicadores financeiros são importantes para entender dois aspectos da sua empresa: a lucratividade e a rentabilidade. 

 

A lucratividade refere-se ao valor que permanece no faturamento da empresa após a dedução de despesas e custos totais em determinado período de tempo.

 

Rentabilidade refere-se à taxa de retorno do investimento dos sócios. Quando o valor do investimento do sócio na empresa não vem da própria organização, especialmente quando a empresa foi estabelecida pela primeira vez, espera-se que o valor seja devolvido ao proprietário ao longo do processo de crescimento do negócio.

 

Portanto, o índice de rentabilidade indica a comparação entre o lucro líquido e o valor do investimento. Esse indicador é muito importante para a sua empresa conquistar novos investimentos. Ele traduz o quanto é vantajoso investir nela. 

 

Agora que você conhece os indicadores de desempenho, não perca tempo, comece hoje mesmo a implementá-los na sua empresa.  Com mais informações a respeito da sua empresa e do mercado, fica mais fácil acertar nas suas decisões e com isso alcançar mais sucesso. Boa sorte e sucesso!





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