Consórcio: O que é, como funciona e por que ele é pode ser uma boa alternativa para comprar bens



 

O Consórcio é uma das opções mais seguras e acessíveis para quem quer adquirir bens

Se você já pensou em comprar bens de valores mais elevados, como um veículo ou até mesmo um imóvel, provavelmente você já esbarrou na opção de consórcio. Um investimento seguro e de retorno rápido, mas que muitas pessoas ainda ficam com o pé atrás na hora de fazer uma compra por esse meio.

 

Se você faz parte desse grupo, esse post é para você. Vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de decidir entrar (ou não) em um consórcio.

 

Acompanhe! 

Antes de mais nada, o que é um Consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito que foi criada no Brasil na década de 1960, principalmente como resposta ao financiamento para a compra de automóveis zerados. 

 

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), um consórcio é uma forma de compra na qual um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) se unem para criar um tipo de poupança, destinada à aquisição de bens ou serviços.

 

Em um consórcio, o grupo de pessoas envolvidas realiza pagamentos mensais e cria um tipo de poupança. Porém, como na maioria dos casos esses grupos são grandes e as pessoas nem se conhecem, é preciso que haja uma empresa responsável por fazer a gestão desse dinheiro e garantir o funcionamento do consórcio.

 

Nessa relação as pessoas são chamadas de consorciadas, e as empresas de administradoras de consórcios. O Banco Central do Brasil precisa autorizar o funcionamento dessas empresas, que passam constantemente por fiscalizações de autoridade monetária. Por isso, se você tinha dúvidas sobre a confiabilidade de consórcios, pode ficar tranquilo porque eles são bem regulados. 

Como funciona um Consórcio

Os consórcios mais comuns vistos por aí são para adquirir veículos e imóveis. Porém, essa é uma modalidade que também permite a compra de eletrodomésticos, prestações de serviços, tratamentos médicos e até mesmo viagens.

 

Os grupos duram de 12 a 180 meses, variando de acordo com o valor do bem em questão, e o custo de cada parcela é o valor do próprio bem com um adicional referente à taxa de serviço das administradoras de consórcios. 

 

A lógica é simples: imagine que um grupo de pessoas quer comprar um carro de R$ 80 mil mas só podem arcar com uma parcela de R$ 1000 por mês. Esse grupo se une no consórcio e realiza os pagamentos mensais. Todos os meses acontece um sorteio, no qual um dos participantes do grupo é escolhido para receber a carta de crédito.

 

Ou seja, a pessoa escolhida recebe o dinheiro para comprar o carro. Ao final a ideia é todos serem contemplados, mas caso você não queira esperar até o final do consórcio para receber a carta de crédito, é possível dar lances - como em um leilão. Quem der o maior lance no mês, leva a carta de crédito.

Vantagens de adquirir bens por meio de Consórcio

Primeiramente, é preciso ter em mente que o consórcio é uma espécie de planejamento. É uma opção viável para quem não tem o capital integral imediato para adquirir um bem, para que essa pessoa possa se planejar para a compra. Os consorciados não conquistam os bens de forma imediata, e sim após a contemplação (que pode ocorrer por sorteios ou por oferta de lances).

 

Ainda assim, é uma opção que oferece muitas vantagens, como:

Não possui taxa de juros

Ao contrário do que ocorre em financiamentos, as parcelas de um consórcio não têm acréscimo de juros. Funciona dessa forma porque a ideia é reunir o dinheiro de todo o grupo para comprar o bem à vista. O único custo adicional além do valor do bem é a taxa de administração das empresas que gerenciam o consórcio, que é fundamental para garantir a segurança da operação. E a boa notícia é que essa taxa costuma ser mais barata que os juros.

 

No entanto, vale ressaltar que as parcelas sofrem reajustes anuais devido à inflação, então vale a pena ficar atento.

Flexibilidade no valor e tempo de pagamento

Além de não precisar dar uma entrada, no consórcio você pode escolher o valor das parcelas que quer pagar e em quanto tempo pretende finalizar o pagamento. Isso varia de acordo com os bens que você tem interesse, mas te dá flexibilidade para conquistar imóveis, carros e demais bens de acordo com as suas possibilidades.

Possibilidade de resgatar o dinheiro 

Caso você desista do consórcio em algum momento, é possível resgatar o dinheiro que você já pagou. Esse é mais um motivo pelo qual a taxa paga às administradoras é tão importante, elas garantem o funcionamento da operação caso esses imprevistos aconteçam.

É uma forma inteligente de economizar

Na prática, como já vimos, o consórcio funciona como uma poupança em conjunto. E isso pode ser uma ótima maneira de guardar dinheiro. 

 

Além disso, como com a carta de crédito você pode comprar o bem à vista, é possível negociar e conseguir comprar os bens por um preço mais baixo. O consórcio te dá esse poder de barganha.

Conheça o Consórcio do Banco do Empreendedor

O Consórcio também é uma opção atrativa para empreendedores que precisam investir em algum bem para o seu negócio mas não podem arcar com custos muito altos. O Banco do Empreendedor, por exemplo, se uniu ao Consórcio Conslic para criar um Consórcio especialmente para empreendedores.

 

Através do Consórcio do Empreendedor você pode adquirir casas, apartamentos, automóveis, caminhões e até mesmo bens rurais - você pode comprar terrenos ou propriedades rurais com menores taxas.

 

Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais sobre o Consórcio do Banco do Empreendedor!





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens