Como abrir uma empresa: um guia para abrir a sua



 

Veja como oficializar a abertura da sua empresa com esses 7 passos 

Abrir uma empresa parece ser um bicho de sete cabeças, porque no passado já foi assim. Mas hoje, graças à tecnologia e às diferentes formas de negócio, essa tarefa é mais simples do que você imagina. 

 

Se você está decidido a começar o seu negócio, fique com a gente até o final deste post. Aqui você vai conferir como abrir uma empresa em um passo a passo simples, que pode ser o pontapé inicial para você realizar esse sonho em 2022. 

Qual é o passo a passo para abrir uma empresa?

Abrir uma empresa é um processo que envolve muitas etapas diferentes, mas a boa notícia é que hoje quase todas elas podem ser feitas pela internet. A digitalização dos sistemas de registro do governo e a integração da Receita Federal com as juntas comerciais do Brasil possibilitam que o processo seja realizado 100% online (no caso de quem é MEI).

 

Neste texto vamos falar exclusivamente da parte burocrática e administrativa, mas é claro que a abertura de uma empresa começa com uma ideia de negócio. Então, antes de mais nada, pense no tipo de empresa que quer ter, qual será seu propósito e conceito como marca, estude o mercado e esboce um esqueleto do que será essa empresa.

 

Depois de já ter isso em mente, aí sim vamos para a parte prática!

7 passos para abrir uma empresa do zero

1. Crie um Plano de Negócios

O Plano de Negócios é o documento que vai mostrar a viabilidade da sua empresa sob todos os pontos de vista. Nele você vai descrever os objetivos e próximos passos estratégicos, operacionais, financeiros e comerciais. Resumidamente, é como se esse documento fosse um mapa que mostra o caminho a ser percorrido até onde você quer chegar, prevendo todos os desafios da jornada.

 

Já falamos sobre como criar um plano de negócios aqui no blog, mas resumidamente para fazer isso você precisa:

  • Fazer um raio-x da sua empresa (missão, visão, valores, etc)
  • Fazer uma previsão orçamentária para custos e receita
  • Desenhar sua estratégia de negócios
  • Criar um planejamento de marketing
  • Estipular metas e métricas

2. Contratar um contador

Se você for MEI, terá plenas condições de começar a empresa sozinho, pois essa modalidade é menos burocrática que as demais. Porém, independente do modelo no qual você se enquadre, se puder contratar um contador já logo no início, sua vida ficará mais fácil.

 

O contador será fundamental para te ajudar com os trâmites da formalização da empresa, etapas das quais falaremos a seguir.

3. Defina qual será a natureza jurídica e o regime tributário do seu negócio

A natureza jurídica é o que estipula como a empresa será tratada juridicamente. Algumas opções de natureza jurídica são: Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Simples. O contador pode te ajudar a definir qual melhor se encaixa no seu caso.

 

Já o regime tributário é o que determina a forma como os impostos serão calculados e cobrados da sua empresa. São exemplos de regimes tributários o Simples Nacional (para quem é MEI), Lucro Real e Lucro Presumido. Mais uma vez, é com a ajuda do contador que você vai entender qual o mais vantajoso para o seu negócio.

4. Redija o Contrato Social

Assim como as pessoas têm certidão de nascimento, as empresas também têm, só que nesse caso a certidão é o contrato social. Esse documento reúne todas as informações sobre a empresa e define o “nascimento” da sua existência jurídica. É do contador o papel de redigir esse documento.

5. Registre sua empresa na Junta Comercial do seu Estado

Com o contrato social em mãos, é hora de registrá-lo na junta comercial da região em que a empresa se encontra. Você não precisa ir pessoalmente fazer esse registro, caso tenha um contador de confiança, ele pode levar a documentação. 

 

Depois do registro, será preciso solicitar o CNPJ à Receita Federal. Em alguns estados, o processo é automático devido à integração de sistemas. Verifique como funciona na sua região!

6. Faça sua inscrição estadual ou municipal

Empresas que trabalham com comércio devem fazer a inscrição estadual, pois recolhem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Já empresas que prestam serviços devem fazer a inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços). Caso a sua empresa faça os dois, será preciso ter as duas inscrições!

 

Veja qual é o seu caso e, mais uma vez, caso tenha o apoio de um contador, ele pode facilitar esse processo. Para realizar a inscrição municipal, procure a Prefeitura ou a Secretaria Municipal da Fazenda da sua cidade. Já para a inscrição estadual, procure a Secretaria da Fazenda do Estado em que está localizado a sua empresa.

7. Solicite o alvará (licenciamento)

A Lei da Liberdade Econômica tirou das empresas com atividades de baixo risco a responsabilidade de requerer o alvará de funcionamento. Porém, algumas empresas podem precisar do alvará ou de licenças específicas, caso haja riscos ambientais e trabalhistas associados ao ramo de atividade. Caso esse seja o caso do seu negócio, antes de ter a empresa funcionando será necessário conseguir o alvará.

 

Viu como abrir uma empresa não é tão difícil quanto parece? 





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